Serviços Compartilhados e Outsourcing (BPO) ao alcance de todos !


L&Barreiros Controladoria faz parceria com PLL Consultoria para oferecer Serviços Compartilhados às PME´s.

Da consolidação desta parceria, será ofertado ao mercado o Shered Service Center – SSC, que atuara no nicho de pequenas e médias empresas – PME´s, já com larga experiência no mercado de outsourcing (terceirização de processos de negócios), que resultam em modernização tecnológica e ganhos de competitividade.

O SSC atua no segmento de outsourcing para processos de negócio, nas áreas de contabilidade, fiscal, relatórios gerenciais, orçamento, financeiro, assessoria tributária, assessoria gerencial/
financeiro. Oferecemos gestão e solução agregando valor aos nossos clientes.

No SSC as empresas focarão no seu negócio principal, deixando a execução de processos
de apoio para o SSC, aumentando assim a eficiência e melhorando a execução de processos.

Mensalmente os clientes receberam relatórios gerenciais de suma importância para tomar
decisões estratégicas nas empresas e experimentarão beneficios:

• Ganho na qualidade e controle
• Atualização tecnológica
• Obtenção de maior flexibilidade interna
• Otimização de tempo e custo
• Foco no seu negócio principal
• Integração rápida de novas aquisições
• Implantação de software sem custo (direito de uso de software)
• Captura de economias de escala

O SSC disponibiliza o sistema de gestão – ERP, sem custo adicional. Através do sistema o cliente terá maior segurança nas informações, flexibilidade nas parametrizações, experiência, integração e facilidades de uso.

Vale a pena conhecer o modelo !

Bons Negócios,

10 Erros de Precificação Cometidos por Prestadoras de Serviços


1 – Calcular preços pelo custo e não pela percepção de valor pelo cliente

Preços baseados em custos levam a:

• Se o seu preço é mais alto do que o valor percebido pelo cliente, o custo de venda sobe, os descontos aumentam, o ciclo de vendas se prolonga e a lucratividade sofre.
• Se o seu preço é mais baixo, a venda se torna fácil, mas você deixa de ganhar dinheiro, e portanto não há maximização dos seus lucros.

Resultados: custos mais altos, receita menor, lucro menor.

2 – Calcular preços pelo “mercado”

O mercado é frequentemente citado como a “sabedoria das multidões”, o julgamento coletivo do valor de um serviço. Mas quando prestadoras de serviços lançam mão do “preço de mercado”, elas aceitam a comoditização dos mesmos. A alternativa é encontrar maneiras de diferenciar os seus serviços de modo a criar valor adicional para segmentos específicos do mercado.

Resultado: lucro menor.

3 – Tentar ter as mesmas margens de lucro em áreas de serviço diferentes

A “lei imutável” de pricing é que clientes distintos vão atribuir valor diferente a serviços idênticos. Para qualquer tipo de prestação de serviços, lucros são otimizados quando o preço reflete a disposição de pagar do cliente.

Resultado: ausência de otimização levando a perda de lucros

4 – Ausência de segmentação de clientes

Segmentos de clientes são diferenciados pelas necessidades distintas que os mesmos têm do seu serviço. A proposta de valor para qualquer serviço é sempre diferente entre segmentos de mercado e a estratégia de pricing deve refletir essa diferença. Sua estratégia de realização de preço deve incluir opções que customizam os seus serviços, apresentação, opções de entrega, mensagem de marketing e a sua estrutura de pricing para segmentos distintos de clientes, de modo a capturar o valor adicional criado para esses segmentos.

Resultado: ausência de maximização do potencial de mercado, acarretando menor receita e lucros.

5 – Não alterar Preços por Um Longo Período

Acontece quando mudanças em custos, ambiente de concorrência e preferências de clientes são ignoradas.
Muitas prestadoras de serviços temem o resultado de uma mudança de preços e postergam isso o quanto podem. Mas as que exibem alta performance acostumam seus clientes e pessoal de vendas a mudanças frequentes de preços. O processo de manter clientes informados dessas mudanças pode na verdade ser um componente de um bom atendimento ao cliente.

Resultado: redução gradual do lucro e quando finalmente mudam o preço, acabam perdendo clientes devido ao valor acumulado do ajuste.

6 – Premiação de cooperadores por receita e não por lucro

Incentivos baseados em volume de vendas criam um dreno nos lucros quando parceiros são recompensados por empurrar vendas pelo menor preço possível. Esse erro é especialmente danoso quando existe a autoridade de negociar descontos. O trabalho do pessoal de vendas deve ser redefinido como o de maximizar lucros e incentivar lucratividade, ao mesmo tempo que oferecem aos seus parceiros as informações e ferramentas para isso.

Resultado: menores volumes de vendas em serviços de baixo custo e lucros menores em geral.

7 – Preços são alterados sem prever a reação dos concorrentes

Qualquer mudança nos seus preços provocará uma reação por parte dos seus concorrentes. Firmas inteligentes sabem o suficiente a respeito da concorrência de modo a prever a sua reação e se preparar para isso. O resultado é que danosas GUERRAS DE PREÇOS, que têm o potencial de destruir a lucratividade de toda uma indústria, podem ser evitadas.

Resultado: risco de guerras de preços com consequências catastróficas.

8 – Gasto insuficiente de recursos na estrutura de pricing

Custo, volume de vendas e preços são as três variáveis básicas que controlam lucro. Muitos times de gestão focam na redução de custos ou no crescimento de volume de vendas, mas apenas uma fração das prestadoras de serviços investem em processos e estruturas de pricing, resultando na utilização de procedimentos simplistas para precificação.

Resultado: receita e lucros reduzidos.

9 – Inexistência de processos internos de otimização de pricing

Em algumas firmas dessa area, reuniões urgentes para precificação de um novo serviço se tornou uma rotina. Frequentemente os participantes não estão preparados e a pesquisa é limitada a alguns casos mencionados na reunião, talvez a lista de preços de um concorrente para ano anterior e uma planilha com a estrutura de custos incluindo uma série de valores assumidos.

Resultado: receita e lucros reduzidos.

10 – Gastar a maior parte do tempo servindo os piores clientes

A maioria das firmas nem mesmo sabe quem são os clientes mais lucrativos. Enquanto 80% dos lucros geralmente vêm de apenas 20% dos clientes, a falha em identificar e focar nesses 20% deixa a empresa desguardada contra concorrentes mais astutos.
Essa falha priva sua firma da fidelização que seria conseguida através de melhor atenção e serviço aos melhores clientes.

Resultado: receita e lucros reduzidos.

Bons Negócios,
Laecio Barreiros

Fonte: Per Sjofors, Professional Pricing Society, Georgia, USA
Tradução e Adaptação: Marcos Barros, Pricing Specialist Certificado pela Professional Pricing Society – Georgia, USA. Diretor de Desenvolvimento da Profit Solutions Consulting

Passo a passo para a abertura formal da sua empresa

Quero abrir o meu próprio negócio, e agora?
Para tornar-se empreendedor o primeiro passo é sempre o mais complicado, pois é necessário planejamento, dedicação e análise. Segundo o consultor Laécio Barreiros https://lbarreiros.com.br/, é preciso seguir um roteiro detalhado para abrir uma empresa sem sustos: “Inicialmente, devemos seguir alguns passos básicos e elaborar um plano de negócios, que é importante para prever e desenvolver pesquisas de mercado, identificar o público alvo, a região de atuação, realizar uma avaliação econômica de viabilidade, taxa de retorno, entre outras ferramentas de planejamento para antever e controlar o desenvolvimento dos negócios”,
explicou.
Para ele, muitos negócios são criados a partir do “feeling” e do comportamento empreendedor de seus idealizadores, apesar da sua informalidade e simplicidade, também podem ter sucesso e prosperar. No entanto, quando se planeja cada passo, a chance de sucesso se torna bem maior.
Apesar de sermos um dos povos mais empreendedores, conforme a pesquisa do GEM – Global Entrepreneurship Monitor, abrir uma empresa no Brasil não é uma tarefa simples, é um processo extremamente burocrático e descentralizado entre as esferas e órgãos municipais, estaduais, federais e agências reguladoras.
Para auxiliar o empreendedor e simplificar o processo, Laécio cita o passo a passo do sócio Humberto Maria Pereira, que é utilizado em processos de abertura formal de empresas.
Conheça seguir o passo a passo necessário para abrir sua própria empresa:

1 – Pesquisar junto a Prefeitura e CETESB se no endereço que foi escolhido não haverá impedimento para a atividade desejada;

2 – Elaborar a identificação da empresa e da atividade ( Razão Social) ex: RXX (denominação) atacadista de alimentos (identificação da atividade);

3 – Fazer busca de nome na Junta Comercial do estado desejado, em São Paulo JUCESP;

4- Juntar a documentação pessoal dos sócios ( CPF, RG, Certidão de casamento, comprovante residencial )

5 – Elaborar e confeccionar o Contrato Social seguindo os artigos do novo código civil, se a empresa for constituída como ME ou EPP está dispensada de assinatura no contrato de advogado, fora desta condição, o visto do advogado é obrigatório;

6 – Concluído o registro na Junta Comercial para sociedade empresarial e no Cartório de Registro Civil se sociedade for simples, preparar cadastro na Receita Federal, através do programa gerador – CNPJ, que se for empresa comercial será liberada a inscrição estadual no órgão da Fazenda Estadual ( nota, se for empresa que necessite de registro na CETESB, somente depois de liberada a licença de funcionamento da CETESB);

7 – Após o devido registro na Receita Federal e Estadual inscrever-se na esfera Municipal (nota em SP é preenchido via site da PMSP, ficha de cadastro para impressão e assinatura do sócio responsável e levar à praça de serviço no Vale do Anhangabaú com os documentos exigidos);

8- Junto a Subprefeitura terá de tirar a licença de funcionamento (obrigatório para todas as empresas) e juntamente com esta licença deverá ter vistoria e liberação pelo corpo de bombeiros;

9 – Para algum casos específicos ( Industrias e Atacadista) ha uma licença do estado
para a liberação de funcionamento;

10 – Empresas de segurança armada, deverão obter licença da Policia Federal para funcionamento;

11 – Por fim, se for uma Empresa, optante pelo sistema de tributação do Simples Nacional, fazer o registro de opção no site próprio;

Obs.: Existem também as agencias reguladoras dos setores econômicos e conselhos de classes, que necessitam ser consultados e registrados para que os negócios e produtos possam operar, exemplo: ANVISA, SUSEP, CIF, CRC, CRM, CRQ, CRF, entre outros.
Realmente, não é um caminho muito fácil de percorrer e daí surge a necessidade de recorrer ao suporte de um especialista, os profissionais de contabilidade que estão habituados com esta rotina e conseguem navegar com mais facilidade neste mar de papeis, formulários, autorizações e carimbos, guichês e repartições. Veja que com eles é difícil, imaginem sem !
Laécio ressalta que é preciso manter o ânimo, pois uma das principais regras do bom empreendedor é a perseverança

Bons negócios,

O que as empresas fora de serie "outliers" tem a ensinar

O segredo das Empresas Fora de Serie do Crescimento “Outliers”

Poucas empresas seguem prosperando a longo prazo. As que conseguem são a um só tempo mais rentáveis e mais inovadoras do que suas rivais. Veja a seguir um resumo do artigo e tese de Rita Gunther McGrath, professora da Columbia Business Scholl, nos EUA , publicada pela Havard Business Review.

Ideia em Resumo:

Só uma pequena parcela de empresas de grande porte exibe resultados reiteradamente melhores ano após ano. As que conseguem dividem certos traços.

– Para começar, são projetadas para inovação: Entram em novos mercados antes das concorrentes; são hábeis na experimentação; exigem novas ideias de todos ali dentro; e são capazes de agir sem muita delonga.

– Por outro lado, são extremamente estáveis: Seu presidente em geral fez carreira na empresa; a estratégia e a estrutura organizacional permanecem inalteradas por longos períodos; a retenção de clientes da empresa é forte e imutável.

Embora estas características possam parecer contraditórias, a estabilidade perece ser o que torna a inovação e o crescimento constante possível.
Outra característica … as outliers do crescimento ( empresas fora de serie ) ajustam e reajustam recursos com rapidez e não hesitam em mover executivos de um papel para outro.

Pense nisso e veja se não é possível adaptar e transformar a sua PME em uma “ Outlier ” !

Bons negócios,

Laecio Barreiros

IBM prevê leitura de pensamento e geração humana de energia até 2016

Dentro de cinco anos, a tecnologia nos levará a um mundo completamente diferente, próximo do que preconiza a ficção científica. Esta é a previsão da IBM, com base na pesquisa intitulada “Next Five in Five”, que traçou cinco tendências que parecem pouco factíveis no curto prazo, mas que para a gigante de TI são totalmente prováveis até 2016. “Na IBM, cruzamos, diariamente, a fronteira entre ficção científica e fatos científicos”, afirmou o gerente de novas tecnologias aplicadas da IBM Brasil, Cezar Taurion.

A primeira das tendências plausíveis será a geração de energia dentro de casa para ser usada no consumo diário. Ou seja, a IBM prevê que as tecnologias de processamento de energia serão capazes de capturar o calor e o movimento humano para recarregar baterias enquanto se pedala em uma bicicleta ergométrica, por exemplo. Outra tendência é a tecnologia biométrica, em que se utilizam dados biológicos, como DNA ou o desenho da íris, para acessar informações pessoais. Com a evolução dos sistemas de processamento de dados biométricos, as pessoas não precisarão mais de senhas para acessar suas contas bancárias ou fazer logins.

A terceira propensão é digna de filmes de ficção. Cientistas da IBM estão pesquisando formas de interligar o cérebro de uma pessoa a dispositivos, o que permitiria a leitura de sinais nervosos. Em resumo: a leitura de pensamentos. Embora esta possibilidade possa alimentar a imaginação das pessoas e levantar questões éticas e de privacidade, a intenção é desenvolver o projeto para aplicações da TI na área de saúde, como a utilização de dispositivos para auxiliar na reabilitação de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC).

Por fim, a IBM aposta no fim da exclusão digital à medida que as tecnologias se tornem mais baratas e acessíveis. Um dos reflexos disso é o uso maciço de celulares – a empresa projeta a venda de 5,6 bilhões de telefones móveis nos próximos cinco anos, número que contempla 80% da população mundial atual.

A última tendência é o fim das mensagens indesejadas (spams) nas caixas de correio eletrônico das pessoas, graças à evolução de filtros de e-mail. A evolução desses sistemas irá propiciar também o envio do chamado “spam útil” – de processos analíticos em tempo real para interpretar e integrar dados de diversas fontes, como redes sociais e preferências on-line. Assim, a TI será utilizada para apresentar e recomendar informações úteis personalizadas, entregues via e-mail em qualquer tipo de dispositivo.

Resumindo:

1º. Geração de energia dentro de casa para ser usada no consumo diário;
2º. Biométrica, em que se utilizam dados biológicos, como DNA ou o desenho da íris, para acessar informações pessoais;
3º. Cientistas da IBM estão pesquisando formas de interligar o cérebro de uma pessoa a dispositivos, o que permitiria a leitura de sinais nervosos;
4º. IBM aposta no fim da exclusão digital à medida que as tecnologias se tornem mais baratas e acessíveis. Um dos reflexos disso é o uso maciço de celulares;
5º. Fim das mensagens indesejadas (spams) nas caixas de correio eletrônico das pessoas, graças à evolução de filtros de e-mail

Bons negócios,

Fonte: http://www.tiinside.com.br/20/12/2011/ibm-preve-leitura-de-pensamento-e-geracao-humana-de-energia-ate-2016/ti/254697/news.aspx

O Vendedor de Coxinha Milionário

Recentemente me peguei meditando, pensando, tentando entender como funciona a cabeça de um empreendedor, quando é que ele tem o estalo e resolve empreender por conta própria ou montar um negocio. Logo conclui que o caminho por este entendimento, seria a pesquisa, ler biografias, conhecer historias de pessoas que começaram um negocio do zero, entrevistas, etc …

Conclui que isso daria muito trabalho, levaria muito tempo e talvez não encontrasse uma resposta pronta. Foi ai que lembrei que embora Consultor em Finanças e Gestão
para Pequenas e Medias Empresas, também sou Empreendedor, não sou apenas um Consultor, tenho uma Empresa de Consultoria, sou um Empresário, logo estou empreendendo e a bastante tempo. Resolvi então fazer um exercício de memoria, vasculhar lá no fundo, fazer uma espécie de regressão e entender aonde surgiu o meu interesse e desejo por empreender e acreditem, cheguei a uma historia fantástica, que vou dividir como vocês :

Acho que tinha uns 8 anos, éramos muito humildes e pobres, meu pai um operário do segmento de confecção de roupas, trabalhava 12 horas dia para sustentar 3 filhos entre 6, 8, 11 anos, mais esposa, não era fácil, o controle e gestão do salario ( caixa ), tinha que ser muito disciplinada, não havia espaço para abusos ou erros … também acho que veio daí a minha habilidade por fazer gestão financeira, mas este já é outro assunto.

Voltando … semanalmente, passava na porta de casa um senhor com uma cesta vendendo coxinhas de galinha (*) e quando coincidia com a semana de pagamento do meu pai, aonde o caixa estava mais forte em casa, nossa mãe comprava uma coxinha para cada. Era uma delicia, um sonho, ate hoje me da agua na boca só de lembrar daquela maravilha ! Naturalmente toda a vez que o vendedor passava na porta de casa, estávamos nos lá pedindo pra nossa mãe comprar, era um chororô só, mas para o meu desespero, só tinha coxinha uma vez por mês, dureza !
Para tentar colocar uma basta naquele insistência e choradeira, nossa mãe dizia … “ Este vendedor de coxinha, esta RICO, graças a vocês ”.
Pronto, naquele momento, descobri o melhor negocio do mundo, vender coxinha me deixaria rico, meu sonho empreendedor estava ali na coxinha, um negocio fabuloso com demanda reprimida, sem concorrência, com enorme capacidade de expansão geográfica, exportação, escala, etc… fiquei anos e anos com a certeza absoluta que além de vender coxinhas, eu mesmo iria fabrica-las e por consequência, seria muito mais rico que o vendedor ou seja ao 8 anos elaborei o meu primeiro Business Plan.

Por anos, esta ideia fixa, ficou na minha mente e evidentemente com passar dos tempos e o triste fim da ingenuidade, entendi que o rico vendedor de coxinha, era apenas uma figura de linguagem da minha mãe e foram necessários mais de 30 anos para entender que meu desejo e vontade empreendedora foi despertado ali, “ por uma simples e deliciosa coxinha ”.

Não sei se todo empreendedor teve este tipo estalo, comigo foi assim e acho que funcionou … alias continuo adorando e comendo muita coxinha.

(*) conforme o Wikipédia, a enciclopédia livre, a coxinha é um salgadinho brasileiro, também comum em Portugal, à base de massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango ou
galinha ).

Bons negócios, um feliz e prospero ano novo !

Laecio Barreiros

Melhorando seus Resultados no Alma do Negócio com Laecio Barreiros

Laecio Barreiros, diretor da L&Barreiros Controladoria foi o entrevistado do Programa ALMA DO NEGÓCIO ( http://www.almadonegocio.tv/), apresentado pela otima Paola Tucunduva.

ALMA DO NEGÓCIO, é um programa inovador, com uma linguagem clara e objetiva. Voltado para empreendedores, consultores, impulsionadores da nossa economia e empresas que primam pela excelência e que buscam um diferencial para promover o desenvolvimento sustentável. Programa Alma do Negócio é sinônimo de inovação, sucesso, conteúdo, clareza e objetividade !

Nesta oportunidade Laecio Barreiros conversou e abordou o tema como Melhorar os Resultados nas Pequenas Empresas, Fluxo de Caixa, Formação do Preço de Vendas, Projetos de Capacitação e Treinamento no Case da Leo Madeiras e revelou em primeira mão a parceria firmada com a Totvs para distribuição dos produtos ERP Serie 1, dedicados ao segmentos de Micros e Pequenas Empresas.

Programa é transmitido ao vivo todas as quintas pelo canal: http://www.just.com.br/ às 16hs e a entrevita com Laecio foi ao ar e exibido dia 15/12/11.

Veja a seguir o link, com a integra da entrevista:

http://www.almadonegocio.tv/2011/12/16/melhorando-seus-resultados-no-alma-do-negocio-151211/

http://www.youtube.com/watch?v=bisG2tOitvM&list=FLzw4BJncMDVaPqQUCqQef6g&index=1&feature=plpp_video

Bons negócios

Totvs levará ERP para as MPE´s através da L&Barreiros

A L&Barreiros fecha parceria com a Totvs para distribuir os produtos Totvs Serie 1 ( PVT ) em São Paulo Capital e Grande São Paulo, a estrategia de operação preve a criação de uma nova Unidade de Negocios com implantação de uma novo escritorio de atendimento localizado no Bairro de Perdizes pela L&Barreiros que concentrara as ações estrategicas e o atendimento aos clientes.

Você sabe quem é a TOTVS?

Somos a 6ª maior empresa de software de gestão do mundo, a 1ª do Brasil e da América Latina e estamos buscando parceiros para oferecer nossos softwares para micro e pequenas empresas de 5 segmentos de mercado: Varejo, Manufatura, Serviços, Jurídico e Saúde.

Sabe por quê?

Hoje, com o crescimento acelerado da economia brasileira, a procura por softwares no Brasil é muito grande e o mercado acaba por não dar a devida atenção às micro e pequenas empresas, não explorando o grande potencial consumidor deste público. Assim, cada vez menos esses empreendimentos podem contar com softwares de gestão de qualidade que de fato fazem a diferença em seus negócios.

Veja seguir uma breve apresentação dos produtos:

Série 1 – Manufatura e Serviços:

A Solução ERP TOTVS Série 1 Manufatura e Serviços, integra as principais áreas da empresa,
agilizando o fluxo de informações, possibilitando acesso rápido aos dados necessários para a gestão.
Todos os processos são integrados e a solução ainda conta com tecnologia de ponta para acesso remoto.

Processos:

Compras
Ordens de serviço
Estoque com controle de grade e lote
Produção
Faturamento
Financeiro
NF-e

Benefícios:

Controle das entradas e custos de aquisição
Controle da produção, com abertura e encerramento de Ordem de Produção, empenhos e solicitações de estoque
Fluxo de caixa contemplando os pedidos de compra e venda
Formação de preço de venda, levando em consideração custos diretos, indiretos, impostos e outros
Faturamentos múltiplos e parciais com controle de saldo de pedido
Controle das Ordens de Serviço, com alocação de recurso e produtos
Controle de entradas e saídas por centro de custo e centro de resultado
Controle de despesas e receitas por categoria financeira

De acordo Laecio Barreiros, Presidente da L&Barreiros, a ideia foi aliar agilidade e praticidade para os negócios. “ Somamos a experiência da L&Barreiros com implantação de controles, melhoria de processos e gestão em pequenas empresas com uma solução econômica e eficiente da Totvs para que as empresas possam focar seus investimentos no core business e não em infraestrutura de TI; ao mesmo tempo, estas empresas podem aprimorar suas organização e o desempenho de sua gestão”.

Bons negócios,

L&Barreiros Gestão & Negócios.

Empreendedorismo 2.0

Se, antes, abrir um negocio próprio será sinônimo de alto risco e grande investimento de tempo e dinheiro, hoje, com os custos mais acessíveis (ou inexistentes) da internet , ser empreendedor esta mais fácil do que nunca.
Considerado um dos países mais empreendedores do mundo, segundo a 10ª. edição da GEM – Global Entrepreneurship Monitor ( pesquisa internacional que mede o nível de empreendedorismo em vários países).
O Brasil faturou cerca de R$ 14,8 bilhões em 2010 apenas com compras on-line. Importante ressaltar que as pequenas empresas já representam 20% do faturamento geral do comercio eletrônico brasileiro, segundo Gerson Rolim, diretor executivo da Camara Net. As expectativas para este ano continuam altas e o mercado tende a crescer 30% ate o final de 2011, segundo pesquisa da e-bit. Os números são claros e representam bem por que agora é um momento favorável para investir na área digital.
Atualmente é possível ter acesso a vários serviços que ajudam empreendedores a potencializar suas chances na web. Confira a seguir algumas dessas ferramentas.

NETWORKING

– SOU EMPRESARIO I http://www.rededeempresarios.ning.com/
– PRAÇA DE NEGÓCIOS I http://www.pracadenegocios.com.br/

APLICATIVOS WEB

– GO2WEB20 I http://www.go2web20.net/
– HEADSTARTUP I http://www.headstatup.com/

TIRÁ-DUVIDAS

– STARTUPS.COM I http://www.startup.com/

INOVAÇÃO

– TRENCHMARK I http://www.trenchmark.com/

CULTURA EMPREENDEDORA

– STARTUP DONUT I http://www.startupdonut.co.uk/
– SMARTBRIEF I http://www.smartbrief.com/

FINANCIAMENTO

– VAKINHA I http://www.vakinha.com.br/

MÃO DE OBRA

– MAIS STARTUP I http://www.maisstartup.com.br/

Bons negócios,

(*) Texto resumido e adaptado da Revista UOL – Poder Digital

Os novos atores sociais … Como eles impactam seu negócio

Desde 2007 o Brasil vive um momento único em sua historia em termos de demografia. Naquele ano, a população adulta passou a ser maior que a de crianças e idosos. É uma situação que os demógrafos denominam “bônus demográfico”, na qual a População Economicamente Ativa (PEA) de um país – a faixa entre 15 e 64 anos – é maior que as faixas etárias consideradas “dependentes” do seu trabalho, as crianças e os idosos. Segundo especialistas, essa é uma condição propicia ao desenvolvimento econômico.

Novos atores sociais

O crescimento econômico aliado aos programas sociais do governo e as ações de responsabilidade social da iniciativa privada, levou à diminuição da classe E, e ao ingresso de novos consumidores nas classes C e D, que deverão continuar ampliando seu poder de compra. Para cada adulto nas classes A e B, há 55 nas classes C e D e, para cada criança nas classes A e B, há 105 na menos favorecidas. Em termos de mercado consumidor, este quadro ajudará na popularização de lojas hard-disocunt e soft-discount e na consolidação das marcas próprias, opções mais vantajosas para as classes C e D.

Alguns levantamentos mostram outras alterações na composição da população brasileira. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Industria de Panificação e Confeitaria (ABIP), por exemplo, mostra que o numero de solteiros era 3,2 milhões em 1996 e deve chegar a 12 milhões em 2016. Além disso, o aumento do numero de pessoas que não querem ter filhos, o adiamento dos casamentos, e a ampliação da quantidade de divórcios, além da longevidade, contribuem para elevação do numero de pessoas moram sozinhas. O primeiro impacto disso foi sentido no mercado imobiliário, que esta adequando produtos às pessoas que vivem sozinhas. Os consumidores solteiros – jovens e descasados entre 23 a 45 anos – hoje representa 10% das vendas do setor.

Dados do IBGE sobre mulheres também merecem atenção. Elas estão em melhor situação na saúde e tem expectativa de vida bem superior às dos homens; na educação, possuem anos médios de estudo mais elevados e são responsáveis por 60% do numero de concluintes do ensino superior. No mercado de trabalho, elas já ocupam 44% dos empregos, mas entre a PEA mais qualificada (com 11 anos ou mais de estudo), elas já são maioria. As mulheres são mais produtivas, trouxeram um novo ritmo de trabalho para os escritórios e tornaram o mercado de trabalho mais competitivo. Segundo pesquisa feita pela Catho, elas conquistam cargos de direção mais cedo, tornando-se diretoras, em media, aos 36 anos de idade.

A entrada delas no mercado de trabalho também causou grandes mudanças na sociedade. As mulheres contribuíram, por exemplo, para que a queda da taxa de fecundidade do País e aumentaram a renda familiar per capita, além de impulsionar a atividade econômica. No mercado, a saída delas do lar impulsionou a busca por praticidade e a venda de alimentos já preparados ou semiprontos. Na verdade, foram mais longe e alteraram profundamente o perfil do consumidor, porque elas espalham mais noticias “boca a boca” e são mais ligadas aos detalhes que compõem os produtos. Além disso, o ambiente, a decoração e o atendimento das lojas são muito importantes para elas.

Hoje pode-se dizer que as mulheres não são mais um nicho de mercado, mas o próprio mercado, pois já respondem, direta ou indiretamente, por 80% das decisões de compra da casa. No Brasil, elas respondem por 94% das compras de mobiliário domestico, 45% de carros novos, 92% de pacotes de viagens e 88% de planos de saúde. No total, elas movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano apenas em compras no cartão de credito.

Consumidores e cidadãos

Com todas essas mudanças demográficas, surge no cenário um novo tipo de consumidor, ético, preocupado com a saúde, com a sustentabilidade e com interesse em produtos e serviços específicos. Haverá uma segmentação total do mercado, que criará a necessidade de uma quase “personificação”. Para conquistar esses consumidores, as empresas terão de investir em atendimento personalizado e no estudo do estilo de vida e do comportamento de seus clientes.

Será necessário criar segmentos de produtos customizados, voltados para cada nicho demográfico em ascensão, como solteiros, pessoas que moram sozinhas, casais sem filhos, idosos, homossexuais e outros. Por sua vez, a situação de “bônus demográfico”, cujo ápice será vivido no começa próxima década, e o crescimento das classes C e D, colocam novas oportunidades para todo tipo de negocio. A nova classe media requer e merece marketing e desenvolvimento de produtos. Ela valoriza excelência e exige diferenciação.

Portanto, mãos a obra para aproveitar estas oportunidades que surgem através destes novos consumidores e atores sociais.

(*) Pesquisa e adaptação de texto Deloitte Brasil 2015

Bons negócios,

Laecio Barreiros
L&Barreiros Controladoria