Saiba como contratar ou prestar serviços no exterior

Empresas interessadas em contratar ou prestar serviços no exterior precisam ficar atentas às regras e documentos exigidos

As empresas brasileiras que pretendem contratar ou prestar serviços no exterior precisam ficar atentas às regras e documentos exigidos para realizar a operação com segurança, apesar de o processo ser simples e prático. “A exportação de serviços, por exemplo, não exige registro específico como a de bens. A empresa pode contar com a ajuda de sua instituição bancária ou mesmo do Banco Central do Brasil”, afirma Francisca Gallon Grostein, professora de Sistemática de Importação e Exportação da Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo (USP).

O especialista em controladoria Laecio Barreiros, da L&Barreiros Controladoria (http:// www.lbarreiros.com.br ), concorda sobre a praticidade na exportação de serviços. “O exportador de serviços está livre de diversos trâmites quando se exporta um produto, por exemplo. A maior dificuldade está em conquistar um cliente no exterior”, revela. Para auxiliar empreendedores interessados em atuar na prestação de serviços fora do Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) fornece informações sobre este mercado em seu site (http://www.itamaraty.gov.br/).

Para André Rebelo, assessor de assuntos estratégicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), apesar da facilidade, esta ainda é uma prática incipiente no País. “A maioria das importações de serviços é complementar. São empresas exportadoras que contratam serviços necessários para realizar suas atividades fora do Brasil. Há também aqueles negócios que necessitam de serviços muito específicos e não encontram similar nacional. Já em relação à exportação, ainda temos um mercado de serviços restrito”.

Os documentos básicos para realizar a exportação de um serviço são: contrato de compra e venda internacional, nota fiscal, fatura invoice ou fatura pró-forma; fatura comercial ou commercial invoice e contrato de câmbio ou contrato de câmbio simplificado. A descrição completa está disponível no site do MDIC (http://www.itamaraty.gov.br/).

Pagamento do serviço

Sobre o aspecto cambial da transação, Barreiros destaca a simplicidade da operação. “O empresário deve contratar um banco comercial que será responsável por receber o valor referente ao serviço prestado. A instituição bancária cuidará de toda a operação. Para isso, cobra uma taxa e uma porcentagem sobre o valor recebido”. A empresa receberá o pagamento em Reais. As informações cambiais podem ser obtidas na página do Banco Central na internet ( http://www.bcb.gov.br/) ou junto à instituição bancária do empresário.

Já na contratação de um serviço fora do País, a empresa está realizando uma operação de importação, portanto o pagamento é realizado em moeda estrangeira. “Isso muda quando a empresa prestadora possui um representante no Brasil. Neste caso, é possível pagar diretamente pelo serviço em Reais”, explica Gallon. Todo o trâmite é realizado por intermédio de um banco comercial que deve ser contratado pela empresa para realizar o pagamento do serviço. “A operação também é simples, tanto que hoje existem diversas companhias brasileiras buscando serviços no exterior”, completa Barreiros.

http://operacoescambiais.terra.com.br/noticias/operacoes-empresariais-2/saiba-como-contratar-ou-prestar-servicos-no-exterior-62

Descontos em Cascata

O que é melhor ? Um desconto de 20% ou desconto de 10% mais 10% ?

Dentre das minhas atividades, também atuo como palestrante sobre Gestão Financeira e Formação de Preço de Vendas na PMEs e uma pergunta é recorrente entre os participantes.

Trata-se da diferença no momento de conceder um desconto. Você sabe a diferença de um desconto de 20% e um desconto em cascata de 10% + 10% ?
Vejamos:

No Desconto de 20%
Preço de Venda Bruto ……….. 100,00
Desconto de 20% …………….. 20,00
Portanto, Preço Liquido ……… 80,00

No Desconto de 10% + 10%
Preço de Venda Bruto …………100,00
Desconto de 10% ……………… 10,00
Preço Liquido Intermediário…… 90,00
Desconto de 10% ……………… 9,00
Portanto, Preço Liquido ………. 81,00

Vejam que o efeito do desconto em cascata é mais vantajoso para o vendedor.

Formação de Preço de Vendas – Vídeo Treinamento na Prática com Planilha Grátis.

Fechar o valor final de um projeto, garantindo lucro e ter ainda margem para, se necessário poder negociar com o cliente.

Acompanhe para pratica no vídeo treinamento e no uso de uma planilha excel de fácil uso e implantação.

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O que a sua empresa mais precisa hoje ?

Crescer – Gerar valor – Melhorar a gestão – Governança

Soluções para empresas emergentes na medida do seu desafio, à altura do seu negócio.

A L&Barreiros Controladoria , entende e customiza soluções para empresas emergentes para que elas enfrentam seus desafios. E sabe também que todas elas buscam crescimento, geração de valor ao negócio, melhoria de gestão e governança.

Para cada um desses objetivos, a L&Barreiros Controladoria constrói soluções compatíveis, respondendo sempre na medida do tamanho, do desafio e das necessidades de seus clientes.

Conheça nossos diferenciais.

Quanto vale a sua Empresa ? Valuation Free “ De Graça ! ”

Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas”, “Valoração de Empresas” e “Arbitragem de Valor” e Free, por que voce não paga nada para ter, é “ De Graça ”!

Hoje em dia, as empresas que não calculam o seu valor, perdem feio para a concorrência, pois terminam quase sempre competindo por preço e esquecendo que a inovação e os investimentos são uma mola propulsora para o futuro. Resumo da ópera, condenam a operação à mesmice ou ao prejuízo sem volta.

Outra, a projeção do Brasil no exterior tem influenciado a participação das PMEs nas operações de fusões e aquisições (F&A), uma vez que torna o país mais atrativo para investimentos estrangeiros. Com isso, o cenário é de crescimento nos processos de F&A; apresentando número 167% superior no 2° trimestre de 2011, quando comparado ao mesmo período de 2010, segundo dados do Deal Flow Indicator (DFI) da IntraLinks. Princípios estratégicos de governança, profissionalização da gestão, adequação de processos, como preparar o seu negócio para esta oportunidade?

Calcule o valor de sua empresa ou negocio e tenha em mãos um importante instrumento de Gestão e Indicador de Performance. E o melhor a L&Barreiros Controladoria pode calcular isso de graça para voce, basta apenas que voce nos disponibilize suas demonstrações financeiras necessarias para a confecção do avaliação.

Conduzimos trabalhos de valorizacao ( Valuation ) em favor de clientes que estao diante de contextos de transformacao. A partir dos resultados do valuation, apresentamos oportunidades de geracao de valor para os acionistas contidas em iniciativas que propomos conduzir.

Conceito de valor:

O valor de uma empresa pode ser entendido como o preço que um eventual comprador pagaria por seus ativos, visando obter ao longo de um determinado tempo um retorno positivo sobre o seu investimento. Este retorno será influenciado, portanto, por uma série de fatores sendo os principais:

  • Preço de Compra = valor investido no negócio;
  • Capacidade de Geração de Caixa da Empresa = valor intrínseco, dividendos;
  • Preço de Venda = valor de mercado, em geral associado a percepção de valor futuro

Combater o Desperdício e Cortar Gastos é fundamental, mas para garantir o melhor aproveitamento dessas ações, é necessário compreender como elas contribuem para aumentar o valor da empresa e para reduzir desperdícios e cortar gastos de forma inteligente é necessário avaliar de forma integrada o valor da empresa, definindo em seguida um programa de ações que deve ser implantado com disciplina:

  • Apurar o resultado periodicamente e avaliar o desempenho econômico-financeiro da empresa em relação ao setor e seus concorrentes;
  • Identificar linhas de credito com perfil de longo prazo para reduzir o custo financeiro e liberar capital de giro para financiar o crescimento;
  • Identificar os principais sintomas ou queixas por item do demonstrativo de resultados;
  • Compreender as inter-relações entre as ocorrências e os resultados e fazer autocrítica ( melhoria continua );
  • Envolver e motivar todas as pessoas a serem gestores de valor, independentemente de cargos e funções;

Descubra como sua Empresa pode gerar resultados extraordinários, contate a L&Barreiros Controladoria, controle e acelere seu processo de crescimento !

 

Inteligência Competitiva para PME´s:

A empresa precisa gerenciar seu Conhecimento e gerar Inteligência Acionável para poder sustentar a sua vantagem competitiva, chamamos este processo de Inteligência Competitiva que somados com as Técnicas Controladoria para PME´s,  produzem os  seguintes efeitos e objetivos para seu negócio:

– Apoiar a empresa no alcance de suas metas estratégicas.

– Auxiliar a empresa a maximizar oportunidades e mitigar riscos oriundos de seus micro e macro ambientes.

– Ajudar a empresa a definir suas diretrizes e metas, a formular sua estratégia e a fortalecer, unificar e alavancar o uso de seu conhecimento

– Transformar informação em resultado

– Ajudar a vender

– Analisar e identificar oportunidades

– Mitigar riscos

– Implementar alertas

– Analise de desempenho e performance de negócios, produtos, regiões

Cases de Inteligência competitiva:

Empresa de Alimentos e Eventos:

Desenho da Estratégia de Operação e Mecânica de Preços  para administrar e gerir área de eventos com fornecimento de alimentos e serviços para Grande Player da área de saúde,  contrato de 5 anos no valor de R$ 12 milhões

Distribuidora de Suplementos Alimentares:

Mapeamento das margens e vendas históricas do mix de produtos e clientes com segmentação de atuação territorial da força de vendas, melhorando a cobertura de atendimento, mantendo as margens de contribuição e elevando o faturamento em 40 % no ano de implantação.

Fabricante de Peças Motos e Autos:

Estratégia de Preços e bonificação por volume para atendimento do mercado de reposição de peças e partes com base no preço alvo de mercado, estruturando engenharia reversa para praticas de redução de custos, planejamento tributário e ampliação de market share.

 

Pense grande, comece pequeno, cresça rápido ! A L&Barreiros tem as ferramentas para acelerar seu crescimento.

 

Case Leo Madeiras

Quem é Leo Madeiras:
Distribuidor de madeiras, ferragens e itens para construção seca com 50 lojas no Brasil com foco de atuação em pequenos Fabricantes de Moveis, Marceneiros, Carpinteiros e profissionais do setor.

O problema apresentado:
Aumentar a base clientes formalizados como Pessoa Jurídica, estimulando os Empresários da Marcenaria espalhados pelo Brasil à abrir empresa e tornarem-se Empresários Formalizados, melhorar a performance econômica financeira através de controles e técnicas de gestão.

A solução L&Barreiros:
Desenvolvimento de conteúdo / palestra sobre boas praticas de Gestão Administrativa e Financeira, pegando como fonte inspiradora a principal limitação do setor:  Formação de Preço de Vendas.
Conteúdo desenvolvido: Planilha excel para Formação de Preço de Vendas e Fluxo de Caixa, Palestra e Apresentação em Formato Entrevista para canal Youtube/Internet e Palestra Presencial, sempre usando a linguagem simples do usuário final.

Resultados Obtidos:
Mais de 2.000 pessoas assistiram as 22 palestras, mais de 10.000 pessoas assistiram aos vídeos no Youtube/Internet, 3000 downloads da planilha excel ( por enquanto).

Totvs levará ERP para as MPEs através da L&Barreiros

A L&Barreiros fecha parceria com a Totvs para distribuir os produtos Totvs Serie 1 ( PVT ) em São Paulo Capital e Grande São Paulo, a estrategia de operação preve a criação de uma nova Unidade de Negocios com implantação de uma novo escritorio de atendimento localizado no Bairro de Perdizes pela L&Barreiros que concentrara as ações estrategicas e o atendimento aos clientes.

Você sabe quem é a TOTVS?
Somos a 6ª maior empresa de software de gestão do mundo, a 1ª do Brasil e da América Latina e estamos buscando parceiros para oferecer nossos softwares para micro e pequenas empresas de 5 segmentos de mercado: Varejo, Manufatura, Serviços, Jurídico e Saúde.

Sabe por quê?
Hoje, com o crescimento acelerado da economia brasileira, a procura por softwares no Brasil é muito grande e o mercado acaba por não dar a devida atenção às micro e pequenas empresas, não explorando o grande potencial consumidor deste público. Assim, cada vez menos esses empreendimentos podem contar com softwares de gestão de qualidade que de fato fazem a diferença em seus negócios.
Veja seguir uma breve apresentação dos produtos:

Série 1 Manufatura e Serviços:
A Solução ERP TOTVS Série 1 Manufatura e Serviços, integra as principais áreas da empresa, agilizando o fluxo de informações, possibilitando acesso rápido aos dados necessários para a gestão.
Todos os processos são integrados e a solução ainda conta com tecnologia de ponta para acesso remoto.
Processos:
Compras
Ordens de serviço
Estoque com controle de grade e lote
Produção
Faturamento
Financeiro
NF-e

Benefícios:
Controle das entradas e custos de aquisição
Controle da produção, com abertura e encerramento de Ordem de Produção, empenhos e solicitações de estoque
Fluxo de caixa contemplando os pedidos de compra e venda
Formação de preço de venda, levando em consideração custos diretos, indiretos, impostos e outros
Faturamentos múltiplos e parciais com controle de saldo de pedido
Controle das Ordens de Serviço, com alocação de recurso e produtos
Controle de entradas e saídas por centro de custo e centro de resultado
Controle de despesas e receitas por categoria financeira
De acordo Laecio Barreiros, Presidente da L&Barreiros, a ideia foi aliar agilidade e praticidade para os negócios. “ Somamos a experiência da L&Barreiros com implantação de controles, melhoria de processos e gestão em pequenas empresas com uma solução econômica e eficiente da Totvs para que as empresas possam focar seus investimentos no core business e não em infraestrutura de TI; ao mesmo tempo, estas empresas podem aprimorar suas organização e o desempenho de sua gestão”.

Quando utilizar os serviços do um Gerente Interino ( Interim Management ):

A atuação de um Gerente Interino ou provisório é muito bem aplicada em processos de  gestão de mudança, como  ilustrado abaixo com algumas atribuições e missões vivenciadas:
Quem pode utilizar:
Companhias que necessitam realizar um projeto estratégico ou tático e é amplamente claro sobre o que precisa ser atingido, mas a organização não possui o conhecimento relevante, know-how e as habilidades comprovadas para entregar .
A seguir alguns exemplos de atribuições e projetos táticos de transformação:
  • Liderar programas para criar ou ampliar os serviços compartilhados ( shared services )
  • Inicio de Operações e Start-ups
  • Sucessão familiar e capacitação
  • Gestão de outsourcing e terceirização de atividades
  • Processos de M & A – Fusão e Aquisições
  • Due diligence para a integração e venda
  • Organizar e reestruturar processos e empresas
  • Organizar as deslocalizações e mudanças físicas
  • Implementando novas tecnologias, Key-user de sistemas de Gestão ERP

A necessidade pode ser criada por uma variedade de circunstâncias diferentes , exemplo:  promoção de profissionais, deslocamento de funções, transições, reestruturações, picos de atividades, licença de maternidade ou saúde.

O gerente interino também pode ajudar a contratar a substituição, ser um mentor e coach da equipe
No passado, as empresas usavam consultorias de gestão para realizar estes trabalhos, mas hoje essas tarefas são entregues com êxito, e, significativamente mais barato, usando Interim Management.

Valuation Free

Valuation é o termo em inglês para “Avaliação de Empresas”, “Valoração de Empresas” e “Arbitragem de Valor” e Free, por que voce não paga nada para ter, é “ De Graça ”!
Hoje em dia, as empresas que não calculam o seu valor, perdem feio para a concorrência, pois terminam quase sempre competindo por preço e esquecendo que a inovação e os investimentos são uma mola propulsora para o futuro. Resumo da ópera, condenam a operação à mesmice ou ao prejuízo sem volta.
Outra, a projeção do Brasil no exterior tem influenciado a participação das PMEs nas operações de fusões e aquisições (F&A), uma vez que torna o país mais atrativo para investimentos estrangeiros. Com isso, o cenário é de crescimento nos processos de F&A; apresentando número 167% superior no 2° trimestre de 2011, quando comparado ao mesmo período de 2010, segundo dados do Deal Flow Indicator (DFI) da IntraLinks. Princípios estratégicos de governança, profissionalização da gestão, adequação de processos, como preparar o seu negócio para esta oportunidade?
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