Programa gratuito capacita mulheres empreendedoras
O programa 10,000 Women – Mulheres Empreendedoras, da Goldman Sachs, chegou à Fundação Dom Cabral (FDC). Lançado no Brasil neste ano em parceria com a Fundação Getulio Vargas, o programa, agora em Minas Gerais, vai oferecer capacitação em gestão em negócios para 100 empreendedoras de pequenas empresas para que possam liderar empreendimentos sustentáveis e atuar como agentes de mudanças em suas comunidades.
Com início previsto para novembro de 2009, o programa é parte de uma iniciativa global da Goldman Sachs, que tem como objetivo proporcionar educação em administração de negócios e gestão empresarial para 10.000 mulheres desfavorecidas ao redor do mundo. Dividido em módulos que totalizam 160 horas/aula, o curso, que será realizado em Belo Horizonte, é gratuito e inclui as despesas com hospedagem e alimentação. Para se inscrever, as mulheres devem ter ensino médio ou superior e ser proprietárias de empreendimentos que tenham, no mínimo, dois anos.
O investimento em educação de mulheres tem um alto retorno social. Segundo um estudo feito pelo Goldman Sachs em 2008, uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho poderia alavancar o crescimento econômico, aumentando a taxa de crescimento do PIB no país em 0,7% ao ano e elevando o PIB per capita em 9,1% até 2030.
A iniciativa 10,000 Women ocorre em 16 países, entre eles Afeganistão, África do Sul, China, Nigéria, Ruanda e Estados Unidos, e conta com parcerias locais com instituições e organizações de desenvolvimento para a sua realização. No Brasil, são parceiros do Projeto 10,000 Women a Fundação Dom Cabral e a Fundação Getulio Vargas, que deverão desenvolver, respectivamente, 500 mulheres empreendedoras nos próximos cinco anos.
Da Redação – PEGN
L&Barreiros Controladoria
Consultoria em Planejamento, Finanças e Contábil para PME´s