Inove para crescer … Mude a cultura da sua empresa e torne-se mais competitivo


Para manter uma vantagem competitiva, as organizações devem institucionalizar seus processos de inovação, criando um ambiente em que o pensamento criativo é a essência dos valores e das ações .


A importância da inovação para as empresas brasileiras, principalmente as PME´s:


As projeções econômicas indicam que o Brasil terá, nos próximos anos, uma oportunidade única de acelerar seu desenvolvimento e descobrir alternativas para expansão sustentável. A expectativa de crescimento tem feito com que lideres das organizações busquem novos caminhos para se posicionar em relação ao futuro de seu próprio negocio.
A perspectiva de continuidade de expansão do PIB nesta nova década, potencializada pela demanda interna com ascensão das classes C, D – a realização da Copa do Mundo, em 2014, e da Olimpíada, em 2016, despertou a atenção dos investidores estrangeiros e, consequentemente, aumentou o interesse a nossa economia.

Entendemos que neste momento, apenas aquelas empresas mais preparadas e qualificadas terão condições de enfrentar os novos competidores que chegam ao Brasil.

E ai esta uma oportunidade, a competividade pode ser um fator positivo para as empresas brasileiras, que terão de adotar novas estratégias para encarar este novo mercado. Nesse contexto de mudanças, a cultura de inovação de um papel importante dentro das empresas.
Empresas que apresentam sucesso em seu crescimento tem em comum a inovação constante e uma gestão adequada de toda sua estrutura voltada ao crescimento.

Cuidados na hora de implantar a cultura de inovação:

1- Complexidade organizacional x flexibilidade; crescer de forma sustentável requer ampliação das operações, implantando estruturas formais, processos e controles efetivos. Essa complexidade diminui a flexibilidade da empresa, pois passam a ser criadas novas lideranças, o que gera ilhas de informações, conhecimentos e inteligência, as quais podem complicar o processo de tomada de decisão.

2- Redução da tolerância ao risco; desenvolver novas ideias traz risco e demanda recursos. Ao crescer, uma organização tende a se tornar mais conservadora, pois os acionistas esperam que ela estabilize suas operações e administre os negócios para atingir as expectativas financeiras.

3- Novas e velhas culturas corporativas em colisão; no processo de crescimento, a empresa necessita de pessoas que o guiem em cada estagio de seu desenvolvimento organizacional. Por outro lado, deve alinhar suas expectativas internas e externas, evitando a divisão de culturas entre velhos e novos profissionais.

Fonte: pesquisa, adaptação e resumos em textos e publicações da Deloitte.