Como se planejar para conseguir crédito

A seguir minha coluna no site / blog : Pensando Grande da Microsoft.

Se sua empresa precisa de crédito, planejamento e organização são seus melhores amigos. Antes de sair em busca de dinheiro para colocar o caixa em ordem ou investir em sua empresa para crescer é preciso fazer a lição de casa. Uma empresa bem administrada, organizada e com planejamento em dia tem mais chances de conseguir crédito em condições adequadas para o negócio. “A dica é atuar estrategicamente junto ao seu fornecedor de crédito. Antes de fazer o contato reavaliar pontos importantes com foco na obtenção do financiamento”, destaca Laecio Barreiros, diretor da L&Barreiros Controladoria, especializada em pequenas e médias empresas.
O especialista lista os pontos que devem ser analisados na empresa que busca crédito. Processos administrativos devem estar organizados e as relações comerciais da empresa devem ser oficializadas, bancos não veem informalidade com bons olhos, neste sentido também é importante que a relação bancária seja sempre entre a instituição e a pessoa jurídica, ou seja, a empresa. “Apenas as empresas organizadas terão acesso a crédito. As que têm alto índice de informalidade, sem notas fiscais, por exemplo, terão mais dificuldades”, alerta Barreiros.
Ele também destaca a importância de ter em mãos e de maneira organizada todas as informações do negócio como relatórios financeiros, indicadores de desempenho, estudos de mercado e um plano de negócios detalhado. Ou seja, tudo que pode dar ao banco uma visão panorâmica sobre a empresa que pede crédito, o mercado em que atua e suas oportunidades.
Tiro certo
Depois de preparar sua empresa para ir à busca de crédito o próximo passo é fazer uma pesquisa detalhada sobre as linhas disponíveis e avaliar a mais estratégia para seu negócio. Barreiros preparou uma tabela com as principais necessidades e linhas que as atendem:

Capital de Giro:

Crédito para que a empresa tenha dinheiro em caixa para se manter, por exemplo, pagamento de fornecedores.

-Rotativos, cheque especial, conta garantida.
-Descontos/antecipação de recebíveis.
-Giro/Mútuo (Contrato de Mútuo).

Investimentos

Crédito para a compra máquinas ou equipamentos, para expansão da sede da empresa ou aquisição que aumente a produção da companhia.

-BNDES (Automático, Finame, Finem, Cartão, Progerem, Pec).
-PROGER (Caixa Econômica Federal, Banco Brasil).
-Melhorias Tecnológicas (Finep).

Exportação / Importação
Para empresas exportadoras ou importadoras de produtos.

-Adiantamento sobre Contrato de Câmbio, Adiantamento sobre Contrato de Exportação, Proex, Simplex, Financiamento à Importação – Finimp.

Leasing e Consórcios
– Arrendamento mercantil e Consórcios de Bens e Serviços.

Ao fechar o crédito com o banco fique atento às taxas cobradas como TAC (Taxa de Abertura de Crédito) e impostos como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Os custos referentes a eles devem estar no seu planejamento.

Confira aqui um teste preparado por Barreiros para saber se sua empresa está pronta para conseguir financiamentos atraentes.

No portal Grátis e Melhor você encontra planilhas que ajudam no planejamento e organização da sua empresa.

Postado por: Camila Zanqueta
http://pensandogrande.com.br/como-se-planejar-para-conseguir-credito/