A Arte da Estratégia – Pense grande, comece pequeno e cresça rápido !

Voltando aos nossos encontros literários, falaremos sobre um livro muito interessante:

A Arte da Estratégia – Pense grande, comece pequeno e cresça rápido !
Autor: Carlos Alberto Julio.
Série: PIQUE Profissional

Os livros desta série são concebidos mais ou menos como um curso intensivo, uma vez que Julio é professor, palestrante, executivo renomado … alem de utilizar muitas historias e fabulas curiosas, bem-humoradas, sempre repletas de lições. Este livro em especial traz uma linguagem simples e direta, sendo possível sua leitura como se estivesse navegando na internet.

Vou reproduzir apenas um trecho do capitulo 4 … só para provocar a curiosidade:

Capitulo 4 – Como chegamos lá ? Desenhe um caminho diferente de todos os demais.

O comediante americano Bill Cosby nos ensina a quarta regra da estratégia – Desenhe um caminho diferente de todos os demais:

“ Eu não sei qual é a chave do sucesso, mas a chave do fracasso é tentar agradar a todo mundo .“ Essa frase constitui a mais perfeita síntese de uma estratégia de negócios que já ouvi. Ela não é de autoria de nenhum grande especialista em estratégia de Harvard ou Wharton, mas de Bill Cosby, comediante negro norte-americano.
Cosby provou, em sua vida, ser muito bom em estratégia. Por exemplo, ele tomou vários atalhos para acelerar sua carreira. Em 1956 largou a escola para se inscrever na Marinha, onde foi remunerado para receber uma boa educação, Em 1961, saiu da Marinha para cursar a Universidade Temple. No ano seguinte, largou a universidade para investir na carreira de comediante.
Em 1963, Cosby apareceu no programa de TV “The Tonight Show” e sua popularidade foi as alturas. Seu sucesso foi atribuído, em grande parte, a uma abordagem diferenciada. Ele não tentou agradar a todo mundo. Privilegiou o publico negro – e, de quebra, atraiu os brancos também. E, em vez de ir às ruas, lutar pelos direitos civis como todos, Cosby focalizou nas TV as situações cotidianas.

O maior êxito de Cosby foi a sitcom “The Cosby Show” (1984-1992), na qual interpretava o papel de bem-sucedido, exatamente o que ele buscara desde a infância em que brincava nas ruas da Filadélfia. Uma observação interessante: ao longo de sua carreira, Cosby continuou estudando, Graduou-se em Temple e fez mestrado e doutorado pela Universidade de Massachusetts. Quer outra frase primorosa de Cosby ? “Se quiser ter sucesso na vida, seu desejo de sucesso precisa ser maior que seu medo de fracassar”. ( Não deixe de ler os Capítulos 9 e 10.)

A frase inicial e o exemplo de vida de Bill Cosby caem como uma luva para o que vamos tratar agora. Nem vou comentar os atalhos que conseguiu pegar por ter um objetivo definido. O que me interessa neste capitulo é sua “abordagem diferenciada”.

Tal abordagem é fruto de uma combinação, posicionamento e priorização ( mesmo que Cosby tenha intuído tudo isso). Se a estratégia é o caminho, esses quatro elementos – chamados na literatura da administração de marketing de “ quanto Os estratégicos “ – representam o cimento que o pavimenta.

Pense grande, comece pequeno e cresça rápido … contate a L&Barreiros Controladoria para ajudá-lo nesta estratégia.


Laecio Barreiros
L&Barreiros Controladoria
Consultoria em Planejamento, Finanças e Contábil para PME´s
https://lbarreiros.com.br/
www.linkedin.com/in/lbarreiros