Softwares para quem não tem Secretaria, e o melhor “ É tudo livre ! ”

Para quem toca uma empresa de casa, ou tem uma equipe super enxuta, o pessoal do Young Entrepreneur listou diversos softwares e serviços que podem ajudar a organizar e facilitar o seu dia-a-dia. As opções são bastante variadas e reúnem de ferramentas para e-commerce até organizador de agendas.

É tudo livre !

Você já deve ter ouvido aquela história de um escritório repentinamente invadido por agentes da polícia federal. Fraudes fiscais? Desfalques milionários? Nada disso. Essas batidas podem acontecer pela simples utilização de softwares não-licenciados. Acontece que aos olhos da lei, grana curta não é desculpa para pirataria, principalmente quando lembramos da quantidade de freewares e open-sources disponíveis por aí. E como não queremos ver ninguém lendo essa edição atrás das grades por não pagar uma singela permissão de uso, selecionamos e avaliamos os dez melhores programas para você usar em todas as áreas da sua empresa.

Pacotes Office – Versão comercial: Microsoft Office

Open Office: reúne as funções básicas: processador de textos, gerador de apresentações, editor de imagens e planilhas. O layout é espartano, com ferramentas limitadas, principalmente no quesito slides. Cumpre bem as funções básicas, mas possui problemas de compatibilidade com arquivos gravados no Microsoft Office. (Windows, OS X, Linux)
Zoho: web-based bem completo. Além das funções básicas (texto, planilhas e apresentações), traz aplicativos para webconferências e gerenciamento de projetos coletivos. O layout é caprichado e intuitivo. Os problemas ficam por conta da velocidade, que deixa a desejar com arquivos mais pesados. Melhor ter uma conexão confiável, pois não possui modo offline. (Windows, OS X, Linux)
Neo Office: o Neo Office foi desenvolvido como uma alternativa do Open Office para Macs, adotando a mesma linha visual e operacional dos softwares para OS X. O layout não é lá essas coisas, mas não compromete. O destaque é a velocidade para rodar o programa e abrir arquivos. O problema fica por conta dos bugs que ocorrem quando se trabalha com muitas janelas abertas. (OS X)

Contabilidade – Versão comercial: Quicken

GnuCash: O GnuCash é uma boa opção para controlar finanças de pequenas empresas. Comparado ao Quicken, a interface pode parecer um pouco complicada. Também sentimos falta de aplicativos mais específicos para negócios, como folha de pagamento, inventário e gerenciamento de clientes. (Windows, OS X, Linux)
Grisbi: Assim como a maioria dos programas para fluxo de caixa, os criadores do Grisbi contam com a educação financeira do usuário. Ponto positivo para a possibilidade de importar arquivos do Quicken e extensões CSV, como as do Excel. A inserção de dados é simples, direta e pode ser dividida em várias categorias. Assim como o GnuCash, peca pela ausência de aplicativos mais pontuais. (Windows, OS X)

Organização – Versão Comercial: Outlook Express (Agenda)

30 Boxes: Mais que um calendário, o 30 Boxes integra seus compromissos e lembretes com mídias sociais e serviços online. O layout (um grande calendário) não impressiona, mas é bastante funcional. A usabilidade “drag and drop” é outro ponto positivo. (Windows, OS X, Linux)
Mozilla Sunbird: O programa reúne todas as funções principais de uma agenda eletrônica, em um visual bem-acabado e funcional, que pode ser integrado ao Firefox e ao Thunderbird (alternativa para email que vale a pena conferir). O único problema é que muitas de suas funções estão sujeitas a instalação de add-ons, o que pode ser um pouco cansativo. (Windows, OS X)

Editor de Imagens – Versão Comercial: Adobe Photoshop

Irfan View: Está bem longe de ser um Photoshop, mas para quem procura o básico da edição de imagens (cortar, redimensionar, equilibrar cores), é um quebra-galho que não compromete o andamento do sistema. A interface é meio complicada, por isso convém decorar os atalhos dos comandos. (Windows, OS X)
Photo Phitre: Tem bastante funcionalidades e permite um trabalho mais detalhado em imagens. A barra de ferramentas é bem completa e o programa carrega rapidinho. A grande diferença para o seu rival comercial é a ausência dos famosos layers. (Windows, OS X)
Gimp: O Gimp é direcionado para quem realmente precisa de ferramentas mais apuradas de imagem. O programa é completo, mas difícil de mexer. E para quem estiver contando com o tutorial, ele é bastante defasado. Mas a qualidade das ferramentas é a única que consegue fazer frente ao Photoshop. (Windows, OS X)
Não esquecemos…

Tudo bem, sabemos que você já deve conhecê-los, mas não podíamos deixar esses serviços gratuitos de fora:

Avast – Um dos freewares de antivírus mais utilizados. Eficiente e não pesa no sistema.
Skype – Uma das melhores formas de diminuir os valores da conta telefônica.
Gmail – Além do uso pessoal, o Gmail também pode servir como servidor de email para sua empresa, caso você já tenha o seu domínio.

Results On – http://www.resultson.com.br/site/?p=7694 – por Thomaz Gomes

L&Barreiros Controladoria
Consultoria em Planejamento, Finanças e Contábil para PME´s