PMEs buscam crescimento pós-crise

Passado quase um ano, a economia dá sinais de recuperação e projeta bons índices para o segundo semestre

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (Simpi), mais de 19% das 1.068 companhias consultadas, todas com até 50 funcionários no quadro de colaboradores, irão contratar profissionais no terceiro trimestre de 2009. Levando em consideração que 61% destas empresas possuem até nove empregados, o número torna-se considerável.

Dados otimistas que dão um novo ‘fôlego’ para o mercado que sofreu com a série de demissões desde o final do ano passado. Para o diretor da L&Barreiros Controladoria, Laecio Barreiros, o importante é saber o que fazer após a crise.

O controller Laecio Barreiros alerta que agora as empresas precisam avaliar o que aprenderam com tudo que aconteceu. “Além de ficarmos aliviados e esperançosos com as projeções e com as notícias divulgadas, devemos pensar nas lições deste período para montarmos um plano de contingência e ações de planejamento estratégicos e táticos visando nos preparar para novas e inesperadas turbulências ou mesmo como otimizar os bons momentos nos negócios”, explica Barreiros.

Um outro exemplo de superação frente a crise econômica é o relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) onde afirma que a economia brasileira vai acelerar o ritmo da retomada de seu crescimento no segundo semestre de 2009, “o aumento da demanda interna, motivado pela melhoria das condições de crédito e pela redução das taxas de juros, é a principal causa deste ‘boom’”, registra o documento.

Para contribuir com os micro, pequenos e médios empresários, Laecio destaca alguns questionamentos importantes para bater os obstáculos. Confira algumas perguntas ‘chaves’ levantadas pelo consultor:

– Você tem um planejamento estratégico com visão de curto, médio e longo prazos?
– Há controles minuciosos de suas despesas e custos?
– Tem o domínio e controle de suas margens e da formação do preço de vendas?
– Os seus controles internos estão organizados e os utiliza para tomada de decisões?
– Existe uma contabilidade regularizada, além de demonstrações financeiras atualizadas e está em dia com suas obrigações fiscais?
– Sua empresa tem uma boa gestão de riscos e um plano de contingência para situações de crise?
– Tem um controle dos indicadores de desempenho, plano de negócios ou processo orçamentário para acompanhar os negócios?


O diretor da L&Barreiros finaliza “são as respostas positivas para estas questões que irão facilitar a passagem pelos constantes desafios do dia-a-dia do empresário, pois ajudam a trabalhar a visão de curto, médio e longo prazos, além de tomar decisões e mudar os percursos quando necessário”.

O consultor Laecio Barreiros conta com todo o know how em consultoria para empresas de pequeno e médio portes adquirido em passagens em organizações de renome como GE Capital It Solutions / IBM Brasil (Ivix), Mc Donald’s, Manah, Moore Brasil, Zurich Seguros, Rhodes, Estanplaza Hotels e Grupo JM Fitafer, além de alguns cases de sucesso em PMEs como WWSports, SMKT Suplementos Alimentares, Zest Cozinha Criativa e MKR Comercial, entre outras. https://lbarreiros.com.br/