Pequenas e Medias Empresas-PMEs são iguais a Classe C ?

As grandes empresas de consultoria, auditoria, ERPs e Bancos agora acordaram e colocaram os olhos para as Pequenas e Medias Empresas- PME´s, a exemplo das empresas de consumo que estão investimento e seduzindo a emergente Classe C social.

Estas grandes companhias estão montando enormes estruturas e investindo forte neste nicho …que para eles, as PMEs são como a Classe C Social, sedentas por consumo e novidades .
Atenção: “Não é bem assim, não tem bobo nesta historia ! Empreendedor tem uma capacidade analítica e de realização de negócios, as vezes muito mais afinada que a de um Executivo ”. Como atuo desde 2001 atendendo preferencialmente e depois exclusivamente as Pequenas e Medias Empresa-PME´s … tenho presenciado alguns absurdos na forma como estes gigantes se relacionam com os pequenos e médios, vejam exemplos:

– Em um evento dirigido ao segmento de Pequenas e Médias Empresas – PME´s, um executivo de uma empresa de consultoria “big four” ( 4 maiores firmas de consultoria e auditoria), tentou explicar formação do preço de vendas e apuração de margens a partir dos livros contábeis ( Balanço e DRE ) … falha grave e descuido profundo, pois grande parte destas empresas fazem sua gestão com base no fluxo de caixa e com indicadores relacionados ao “regime de caixa”, a contabilidade na sua grande maioria é utilizado como instrumento de apuração de impostos e formalização legal, portanto o “regime de competência” que é a indicação para um modelo de gestão eficiente, não consegue atender de bate pronto e imediatamente as necessidades de uma Pequena e Media Empresa-PME, pois na sua grande maioria é um serviço terceirizado e trabalha com prazos dilatados para entrega de resultados.

– Uma outra enorme empresa, líder no mercado de ERP – Sistemas de Gestão, passou a ofertar soluções de consultoria padronizadas com foco na capacitação e treinamento do empreendedor … na minha visão, outro grande erro de avaliação, um empreendedor esta focado na geração de negócios e na sua gestão operacional, ele não consegue dedicar horas preciosas de seu tempo para obter conhecimento e depois replicar na equipe e na operação.

– Tem também um outro absurdo, que é florear demais a oferta … apresentações coloridas com termos em inglês, etc … na verdade são resumos das campanhas e materiais direcionados ao mercado principal que foram adaptados a Pequena e Media Empresa-PME sem levar em conta a objetividade.

– Outra, o vendedor da grande companhia vai vestido formal em um cliente e ambiente informal, chegam para as reuniões em carrões e com uma postura arrogante e o pior … estes profissionais não tem autonomia para negociar, ajustar ou customizar a oferta no momento, Empreendedores são muito objetivos e as vezes usam como poder barganha o fechamento do negocio imediatamente.

– Mais uma … eles tem que aprender que existe uma diferença enorme entre uma Micro, uma Pequena e uma Media Empresa, tanto nos seus processos de gestão, organização e operação, como no seu modelo de tomada de decisão … sendo que na maioria das vezes uma solução que serve para uma Pequena esta longe de servir para uma Media, há de se customizar muito.

Acho que vale a pena uma reflexão das grandes companhias em estudar e aprender mais sobre as PMES e não tratá-las como empresas equivalentes a Classe C … penso que a melhor forma é usar a visão de consultorias boutiques e menores que sempre trataram este segmento como Classe A.

Alias … sem querer ser pretencioso, acho que posso ofertar consultoria para estas grandonas, mostrando o caminho das pedras para atender a Pequena e Media Empresa – PME … Empreemdedor é assim … ve oportunidade em tudo !

Bons Negocios,