Oportunidades Disfarçadas
Fazia tempo que não lia um livro tão bom … estou falando do:
Oportunidades Disfarçadas – Histórias reais de empresas que transformaram problemas em grandes oportunidades.
Autor: Carlos Domingos pela Editora Sextante.
Para apresentar e falar das qualidades e genialidade do livro, usarei um trecho da apresentação da capa e uma oportunidade relatada nas paginas 27 e 28, imperdível:
“ Se você anda preocupado, insatisfeito, perdido ou desanimado, aproveite: é desse terreno fértil que nasceram as ideias mais inovadoras do mundo dos negócios. Oportunidades Disfarçadas traz centenas de historias surpreendentes, passagens emocionantes e fatos curiosos envolvendo as maiores marcas e alguns dos empreendedores mais admirados de todos os tempo. ”
Com apenas 16 anos de idade, David tentava ganhar a vida em Nova York longe da casa dos pais, vendendo enciclopédias de porta em porta. Mas bastava que as donas-de-casa vissem com os livros debaixo do braço para dizerem: “ Não estou interessada. Obrigada.”
Era o final do século XIX e a situação econômica dos Estados Unidos não ia nada bem. Havia ameaça de recessão, muitos desempregados na rua e o dinheiro andava curto.
– Se ao menos elas me ouvissem, tenho certeza de que se interessariam pelos livros – resmungava David para um amigo farmacêutico, proprietário da drogaria na esquina da sua pensão.
Mais velho e experiente, o homem aconselhava:
– David, mulheres não querem saber de livros. Elas só pensam numa coisa: ficar mais bonitas e atraentes.
Observando os produtos expostos no balcão da farmácia, rapaz pensou alto:
– E se ao oferecer algum brinde, sei lá, um perfume, será que elas topam ver meus livros ?
Podia dar certo. Para ajudar o amigo, o farmacêutico misturou diversos ingredientes ate chegar numa fragrância que ambos julgaram agradável. David comprou, então pequenos frascos de vidro e os preencheu com o liquido. No dia seguinte, animado, saiu mais cedo do que costume, Bateu na primeira casa. Assim que a mulher apareceu, ele falou rápido:
– A senhora aceita uma amostra grátis de um delicioso perfume ?
– Perfume ? – quis saber a mulher, interessada.
Enquanto ela se entretinha com fragrância, colocava atrás das orelhas, nos pulsos, o rapaz aproveitou para falar das enciclopédias. Destacou o conteúdo primoroso, as ilustrações elaboradas, o acabamento de luxo. Disse que os livros ajudariam os filhos na escola, o marido no trabalho e a mulher nas reuniões sociais. De repente, como se encanto tivesse quebrado, a senhora voltou a si, fechou o frasco e disse para o rapaz com voz séria:
– Lamento, moço mas não posso comprar livros agora. Ate gostaria, mas o orçamento esta apertado. Adorei o perfume. Posso ficar com ele ?
David sentiu um misto de alegria e decepção. Alegria porque seu plano tinha dado certo: aquela cliente o ouviu mais do que qualquer outra então. Decepção porque, afinal, não conseguiu vender a bendita enciclopédia.
O jeito era insistir. Ele repetiu a estratégia em diversas casas e a historia foi a mesma. As mulheres aceitavam o perfume, mas não queriam saber das publicações. Quando os frascos acabaram, David desanimou. Cansado, sem dinheiro, pensou em abandonar tudo e voltar para a casa dos pais. Quando caminhava pensativo pela rua, uma senhora e interceptou:
– Moço, você ainda tem aquele perfume maravilhoso ? Meu marido adorou. Eu queria comprar dois frascos.
Uma luz acendeu na cabeça do rapaz. Por que não deixar os livros de lado e vender os perfumes ? Foi assim que David McConnell criou a Avon. As vendas de porta em porta foram fortes desde o inicio. Estimulado pelo sucesso o rapaz foi incrementando sua linha com outros produtos, como cremes e xampus. Em pouco tempo, 5 mil mulheres percorriam os Estados Unidos vendendo os itens da marca.
Provavelmente David não sabia, mas, ao oferecer cosméticos e perfumes na casa das clientes, estava popularizando um artigo que, ate aquela época, era restrito às classes abastadas. Outra razão para o rápido crescimento da Avon foi a comodidade: mulheres que trabalham em casa vivem tão ocupadas com os afazeres que não encontram tempo para cuidar de si mesmas. Ao ir até elas, as revendedores da marca funcionam como amigas e confidentes, realizando uma espécie de terapia individual.
Bons negócios,
Laecio Barreiros