Mesmo em tempos de crise faturamento do setor de franquias aumenta.

A previsão é que de janeiro a setembro deste ano, o aumento do faturamento seja de 24,6% em relação ao mesmo período de 2008.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou nesta terça-feira (8) os resultados da pesquisa sobre o desempenho do setor de franquia no segundo trimestre deste ano e a expectativa de expansão para o terceiro trimestre. Realizada em parceria com o Provar – Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração (FIA), o estudo avaliou os resultados a partir de uma amostra de 50 redes de franquias.

Do total da amostra dos participantes do levantamento, 38% são do setor de Alimentação; 30%, de demais segmentos; enquanto que Vestuário, Educação e Treinamento, Serviços Automotivos e Negócios, Serviços e Conveniência respondem por 8% cada.

Um dado importante apontado pela pesquisa é que a crise financeira mundial trouxe um impacto positivo nos investimentos das redes de franchising. A expectativa é que as empresas participantes apresentem, no terceiro trimestre, um aumento de 8,1% em relação ao investimento planejado anteriormente. Para o quarto trimestre espera-se um aumento de 9,9% no investimento planejado.

“Esse resultado é um sinalizador da confiança do setor de franquias em relação ao mercado interno brasileiro, contrastando com as reprogramações para menos que ocorreram em outros setores”, afirma o professor Nuno Manoel Martins Dias Fouto, coordenador da pesquisa do PROVAR/FIA.

Tendência de crescimento no número total de lojas

Nesta edição, 10.007 lojas estão representadas, das quais 88,3% correspondem a unidades franqueadas. A pesquisa aponta, ainda, que na composição da amostra a participação das lojas próprias diverge entre os segmentos, sendo mais elevada para Limpeza e Conservação com 67%; Fotografia, Gráficas e Sinalização com 50%; e Serviços Automotivos com 44%. A média dos setores inclusos em “Demais segmentos” é de 97% de lojas franqueadas.

Na amostra, as empresas dos segmentos de Cosméticos e Perfumaria, Alimentação e Negócios, serviços e conveniência se destacam com o maior número de lojas com 27%, 22% e 16%, respectivamente, representando 65% do total de lojas analisadas.

No segundo trimestre deste ano, o crescimento de lojas próprias foi de 5,6%. Para o terceiro trimestre a expectativa de expansão é um pouco mais baixa, girando em torno de 4,5%. Já as lojas franqueadas têm mantido crescimento ao longo do ano, com aumento de 4,2% no segundo trimestre e expectativa de 6% para o terceiro.

O crescimento esperado do número total de lojas para o terceiro trimestre é de 5,8% contra 4,4% do trimestre anterior.

Expectativa de aumento no faturamento

Em relação ao faturamento, a amostra revela que comparando o primeiro trimestre de 2009 com o de 2008 houve um crescimento de 17,7%. No segundo trimestre deste ano, também, foi detectada uma alta de 12,7% sobre o mesmo período do ano passado. E para o terceiro trimestre, a projeção é de um crescimento de 14,8% em relação ao mesmo trimestre de 2008.

Quando analisado o faturamento acumulado de janeiro a junho de 2009 verifica-se alta de 20,9% sobre o mesmo período de 2008. A previsão é que de janeiro a setembro deste ano, o aumento do faturamento seja de 24,6% em relação ao mesmo período de 2008.

Revista PEGN – Da Redação
Notícias / franquias – 08/09/2009