Loucura ou empreendedorismo?
Primeira fase: A morte e o nascimento
Características: Quando você sai do escritório como empregado para se tornar chefe e está tudo meio confuso.
Mantra: “Eu não sei o que está acontecendo, mas está tudo bem”.
Recomendação: Esteja centrado na suas próprias visões e criatividade. Coma direito, se exercite que o resto é só trabalho. Mantenha a cabeça aberta para novas possibilidades.
Segunda fase: Sonhar e conspirar
Características: Depois de conseguir mudar a identidade profissional sem traumas, você passa a pesquisar e pensar em diversas ideias, sonha longe.
Mantra: “Não existem regras, mas está tudo bem.”
Recomendação: Não limite sua imaginação, tenha ousadia para explorar novas ideias e serviços.
Terceira fase: A saga do herói
Descrição: Você começa e a invalidar diversas ideias para um negócio aparentemente viável, dá os primeiros passos e tudo está errado. As pessoas te criticam e isso faz com que questione sua sanidade.
Mantra: “Isso é muito mais do que eu esperava, mas está tudo bem.”
Recomendação: Não fique afobado, as coisas vão continuar dando errado por um tempo. Aprenda, aprimore-se e foque onde você está errando. Procure pessoas que possam te dar apoio.
Quarta fase: A terra prometida
Descrição: Depois de passar pela prova de fogo da terceira fase, a empresa se estabiliza. Você começa a fazer as primeiras contratações, paga os primeiros clientes e reúne uma pequena equipe.
Mantra: “Tudo está mudando, mas está tudo bem.”
Recomendação: Aproveite! Guarde dinheiro, invista e continue trabalhando. Com o tempo essas atitudes se convertem em bons retornos.