As mentiras que os empreendedores contam

Sua empresa fala sempre a verdade? Se e a sua resposta é não, relaxe. Você faz parte apenas da maioria – e não acredite em qualquer um que disser que é transparente como cristal nos negócios. Quem garante isso é John Wells, presidente do IMD, (Institute for Management Development, ou, em português, Instituto para o Desenvolvimento de Gestão).

“As empresas mentem e muitas fazem isso porque não têm outra alternativa”, afirmou ele esta semana na abertura do Conarh, congresso de Recursos Humanos, em São Paulo. “A estrutura de capitalização das empresas não admite que os executivos sejam sinceros sobre as finanças das companhias, obrigando-os a mentir a maior parte do tempo”, disse o especialista. “Se afirmarem que estão com problemas, como a maioria das empresas está, simplesmente deixam de captar recursos e podem ir à falência”, segundo relata o site Canal Executivo.

As mentiras mais comuns

As mentiras no mundo do negócio parecem ser tão comuns que até livros já se escreveram sobre o tema. Conheça algumas das principais mentiras contadas por empreendedores, postadas por Millor Machado, blogueiro do Saia do Lugar, reproduzido no blog Super Empreendedores. As dicas são baseadas no livro “Reality Check“, de Guy Kawasaki, diretor da Garage Technology Ventures.

Nossas projeções são conservadoras
Estimativas de venda são sempre um chute. O empreendedor normalmente pensa “Se a estimativa for muito baixa, não vai valer a pena. Se for muito alta, vou parecer arrogante. Então vou pegar minha projeção mais alta, cortar pela metade e falar que estou sendo conservador.”

Nós estamos vendo se a ideia é garantida
A única forma de garantir que uma ideia dá dinheiro é depois que ela der dinheiro. Ser empreendedor significa acreditar que algo vai dar certo e fazer a aposta.

Ninguém faz o que nós fazemos
Se ninguém faz o que você faz, isso pode significar duas coisas: ou você não se deu ao trabalho de pesquisar o suficiente ou você está indo em um mercado que não existe. Logicamente existem ideias completamente novas, mas se não há nada absolutamente parecido, normalmente é um sinal de que alguma coisa está errada.

Nós não teremos concorrência
Lembre-se de que se o cliente simplesmente não comprar seu produto, você estará concorrendo com o nada. Ou seja, não existe falta de concorrência. Queira sempre fazer o melhor e satisfazer seu cliente ou você começará a perder consumidores para o nada, que é sempre um concorrente brutal.

Nós temos uma patente que nos protegerá da concorrência
Patentes ajudam, é lógico. Mas, se for uma patente de algo que ninguém queira comprar, o nada será um concorrente voraz.

Temos um mercado de X milhões de pessoas, só precisamos de 1% dele
Essa mentira mostra dois problemas no seu discurso. O primeiro é que ninguém quer investir em empreendedores que só querem 1% de algum mercado. O outro é que conseguir 1% de um mercado não é tão fácil assim. Seja mais realista e mostre que conhece as dificuldades de entrar no mercado.

L&Barreiros Controladoria
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