O que sua empresa precisa: controladoria ou gestão de contabilidade?

O termo contabilidade é conhecido há séculos. Estima-se que em 2000 A.C já existiam processos contábeis. Mas atualmente, um empreendedor que busca aprimorar sua gestão financeira e administrativa encontra sempre alguma menção ao termo controladoria no seu caminho. A palavra não é tão famosa, mas na prática é uma das ferramentas mais utilizadas nas empresas.

A contabilidade é a arte de escriturar livros comerciais e administrar as contas. O contador mantém o controle do dinheiro que entra e sai da empresa.

Já a controladoria é responsável por apurar os números e resultados da empresa, além de analisar como está o cenário visando melhorias, lucratividade e rentabilidade – buscando sempre um novo olhar para os negócios.

O trabalho do controlador e do profissional de contabilidade se encontra na mesma posição quando se fala em impostos. Ambos têm a responsabilidade e capacidade de auxiliar o empreendedor a cumprir as leis fiscais e exigências de informações do governo.

Por muitas vezes a controladoria agrega esse serviço ao elaborar a projeção de resultados de todos os setores da organização. Essas previsões fazem parte de um processo maior, que visa sempre o futuro da empresa. Por este motivo, elas andam casadas. Muitas empresas acreditam que os investimentos em ambos são necessários, para que um cuide apenas do financeiro e outro seja um parceiro de tomada de decisão.

Por quê?

Modelos tradicionais de administração estão fadados à falência se não acompanharem a evolução do mercado. A interação entre os setores financeiro, contábil e econômico é a forma mais segura para estabelecer metas, planos de negócio e estratégias, principalmente em períodos de crise ou otimização dos lucros. Por exemplo, quando uma pequena empresa se transforma em média ou grande, ou quando o objetivo é alcançado e os gestores ainda não traçaram novos horizontes.

Leia Mais: 

E-book Gratuito: O que é controladoria o que ela pode fazer pela sua empresa 

Como multinacionais usam a controladoria para crescer

Conheça as atitudes essenciais para manter a performance em meio a crise