Tira a empresa do papel – Voce S/A
Uma grande idéia tem mais chances de se transformar em um bom empreendimento quando colocada em prática de forma planejada e cuidadosa. É o que se chama dentro das escolas de negócios de business plan (ou plano de negócios). Para ser eficiente, o plano exige do empreendedor a visão do todo e a habilidade de colocá-lo no papel, calculando os aspectos estruturais, seus riscos, possibilidades de giro de estoque, margens para distribuidores, previsões de faturamento, estrutura da sede, equipe, fornecedores, clientes, rotina, divisão de trabalho e burocracias.
O problema é que mais da metade de todas as iniciativas empreendedoras do país morrem até o quinto ano de vida. Dos 13 mil novos negócios abertos por mês no estado de São Paulo (um terço dos negócios no país), 27% morrem em até um ano e 62% não ultrapassam o quinto ano de vida. “Foram mal planejados e ficaram insustentáveis”, diz Laecio Barreiros, diretor da L&Barreiros Controladoria, especializada em planejamento para pequenas e médias empresas, em São Paulo. Para seu negócio dar certo, veja a seguir cinco tópicos que podem ser os responsáveis pelo sucesso ou pelo declínio do seu empreendimento.
1º.- É preciso muito mais do que criatividade
Seja honesto consigo mesmo e avalie suas competências, habilidades, talentos, capacidades, limites e, acima de tudo, se haverá realização pessoal no negócio que você pretende montar, independentemente do dinheiro no bolso. Mas saiba que não adianta apenas ter criatividade e satisfação pessoal para que um empreendimento dê certo. É preciso ter consciência da importância de um plano de negócios consistente e fazer uso dele. “Somente o impulso criativo não é o bastante para o sucesso de um negócio”, diz Jacilda Pedroni, especialista em psicologia organizacional e economia política mundial e diretora da Personnel Support Consultoria, em São Paulo. É possível que um negócio dê errado antes mesmo de sair do papel.Para evitar que isso aconteça, é essencial que haja planejamento. “Uma dificuldade corriqueira é traduzir o conceito de um negócio. Sem uma definição de o que é e para quem, o planejamento se perderá no meio do caminho”, diz Celso Grisi, coordenador do curso de MBA em gestão de negócios, comércio e operações internacionais, da Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo.
Veja alguns fatores que devem ser analisados para fazer um planejamento correto:
• societário: relacionamento saudável entre os sócios;
• mercadológico: clientes e fornecedores mapeados;
• tecnológico: infraestrutura de hardware e software;
• financeiro: de onde sairão os recursos e se serão suficientes, além de controle rigoroso do fluxo de caixa;
• burocrático: tempo e custo de cada formalidade.
“Avalie se há dinheiro suficiente para tocar o negócio, bem como o domínio das tecnologias para chegar à melhor metodologia de produção, que, não basta ser boa, deve apresentar vantagem de custo e qualidade sobre os concorrentes. Em relação às sociedades, é importante estabelecer acordos de governança, atribuições, tarefas, aportes e a divisão dos resultados para cada sócio. Crie possibilidades de substituir os sócios e a melhor forma de realizar essa transição”, diz Celso Grisi, da FIA. Mas, mesmo seguindo todo o roteiro, nada garante a prosperidade do negócio. Quando o planejamento estiver em fase de conclusão, é muito importante que ele seja testado. Use e abuse de testes de conceitos e pesquisas de mercado. Procure entidades, fundações, consultorias e incubadoras das universidades que apoiam o pequeno empresário e que fornecem roteiros de planejamento.
2º. – Fluxo de caixa é um indicador de saúde
Uma das principais dificuldades do empreendedor é decifrar o tal fluxo de caixa. O palavrão do mundo das finanças nada mais é do que um instrumento gerencial capaz de controlar e informar sobre todas as movimentações financeiras durante um período de tempo de sua empresa. O fluxo de caixa representa a disponibilidade de dinheiro e, por isso, indica como está a saúde de seu negócio. Seu controle pode aumentar lucros, evitar problemas por não prever sobras ou falta de dinheiro e servir como ferramenta de apoio à tomada de decisões. O problema é que o que deveria ser primordial para as empresas costuma ficar em segundo plano.
“É comum o pequeno empreendedor olhar com maior atenção para o produto e serviço que quer oferecer ao mercado e deixar para depois o controle das finanças”, diz Laecio Barreiros, da L&Barreiros Consultoria, em São Paulo. O especialista lembra que o descontrole no fluxo de caixa é um dos principais responsáveis pelo alto índice de mortalidade dos novos negócios no país. “Muitas vezes as empresas quebram com dinheiro para receber, mas com um fluxo de caixa desequilibrado”, diz Celso Grisi, da FIA.
O capital de giro é o controle das entradas e saídas de dinheiro no caixa da empresa e é o responsável por indicar previamente, entre outras questões:
• quando será preciso obter um empréstimo de capital de giro (recurso que fará sua empresa funcionar mês após mês);
• qual a hora para reduzir e aumentar preços;
• se é possível conceder prazos de pagamentos aos clientes ou comprar à vista dos fornecedores; • se as vendas serão suficientes para cobrir desembolsos futuros;
• quando os estoques devem ser renovados;
• e, por fim, pode servir como medidor de quanto está valendo seu negócio no mercado, em caso de uma possível venda.
Qualquer empresa pode controlar o fluxo de caixa de maneira eficiente. “Hoje em dia, existem softwares que não apenas calculam a entrada e a saída do dinheiro, como analisam os custos fixos, variáveis, indiretos, diretos, a rentabilidade por distribuidor e ainda emitem relatórios mensais, semanais e diários”, diz Celso Grisi. Comprar um bom software é simples, eles são fornecidos por várias instituições bancárias. E com o auxílio de um contador não há segredo ou mistério para fazer o seu negócio dar certo.
3º. – Inadimplência pode ser a causa da morte
4º. – A relação com fornecedores é a chave do sucesso
5º. – Como administrar a equipe e atrair gente boa
=> Veja também matéria na mesma edição, a historia de sucesso do Zest Cozinha Criativa, um dos primeiros clientes da L&Barreiros Controladoria.
http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/seja-seu-patrao-517929.shtml#