Outsourcing: Três benefícios de terceirizar serviços dentro da empresa
Quando um empreendedor abre uma empresa, sua cabeça está focada na ideia, no objetivo e principalmente no desempenho – seja no financeiro, comercial ou até mesmo na parte de gestão organizacional. O ideal é se dedicar aos pontos fortes – porém, independente da área, toda empresa passa por um ciclo de processos, que se complementam e fazem a gestão caminhar unificada. Para solucionar este problema operacional existem três opções: contratar funcionários especializados para as determinadas áreas; dividir o tempo e acabar fazendo parte de todas as áreas da empresa ou usar o outsourcing.
O outsourcing é uma expressão utilizada no mundo dos negócios para a terceirização – quando uma empresa contrata outra para desenvolver certa área do negócio. Por exemplo, uma startup tem uma grande ideia, mas não sabe como calcular o preço de produto e como formar um plano de negócios: ela contrata uma controladoria.
Corte de gastos
Para quem está começando ou precisa cortar gastos, as terceirizações de setores dentro da empresa podem representar até 50% de economia. Por exemplo, contratar um funcionário para cuidar de um financeiro de uma agência pode custar quase o dobro do que o serviço de outsourcing
Espaço para a área estratégica da empresa
A ideia do outsourcing é deixar que as tarefas secundárias sejam feitas por pessoas fora da empresa para que o empresário participe das atividades estratégicas. É uma forma de otimizar o tempo e os resultados.
Economia colaborativa
O serviço de outsourcing é uma parceria entre empresas, as duas saem ganhando. Uma ganha tempo para otimizar seus processos e a outra ganha serviço para continuar seus processos e crescimento. Porém, assim como um casamento, a melhor forma de oficializar a parceria é com um contrato detalhado com o serviço prestado, tempo de execução e principalmente formas de proteger a empresa: cláusulas de proteção de informações confidenciais e rescisão.