Novo nos negócios? Dicas para apresentar sua empresa.

Como funcionário você sempre foi exemplar. Fez bons contatos e conseguiu criar uma boa e eficiente rede de relacionamentos. Decidiu, portanto, que seria a hora de abrir uma empresa. E então, você realmente percebe que não era nenhum gênio o criador da frase: “Amigos, amigos, negócios a parte”. Afinal, sua empresa é nova, e seu amigo (conhecido ou ex-colega de trabalho) não quer correr o risco de indicar uma desconhecida – e pequena – companhia ao chefe dele, sem ter a certeza de que não vai se queimar depois se a indicação for considerada ruim.

E se o seu amigo for o dono da empresa? Ainda assim, nem sempre isso é uma vantagem. Em nome da mesma amizade, o amigo-cliente pode querer vantagens também, como mais prazo e menor preço. Por isso, seja amigo ou desconhecido, é preciso causar uma boa impressão para vender a sua empresa. E isso inclui estar muito bem preparado para apresentar seu novo negócio.

Em artigo elaborado para a revista norte-americana BusinessWeek, o conferencista Carmine Gallo, conhecido por desenvolver habilidades de comunicação para as marcas mais admiradas do mundo, elencou algumas regras básicas para que você mostre aos seus amigos o quanto está preparado para enfrentar o mundo dos negócios. Clique no link da Revista BusinessWeek e conheça as dicas e regras de Gallo.

Por enquanto, veja a Regra dos 90 segundos:

Se você não pode explicar os benefícios da sua companhia no primeiro minuto e meio da sua apresentação, você perderá seus ouvintes. Em conversa com Gallo, John Medina, autor do livro Brain Rules (“Regras do Cérebro”, ao pé da letra), confirma isso. Segundo o cientista, professor da Universidade de Washington, a literatura médica reúne fartos fundamentos de que as pessoas atribuem um “peso de credibilidade” muito grande aos primeiros momentos de aprendizagem.

O pronome mais importante: você. Gallo afirma que existe uma tendência dos empreendedores em falar na primeira pessoa, “eu”, colocando sua empresa no centro das atenções. Mas um cliente em potencial está interessado em si próprio, nas suas necessidades. Por isso, ele recomenda usar sempre “você” nesses primeiros 90 segundos. Para isso, ele cita Michael Wilkinson, diretor da Leadership Strategies, empresa situada em Atlanta que oferece cursos de treinamento. Ele recomenda que no início da apresentação é preciso estimular o público utilizando as palavras “você” ou “vocês” ao menos quatro vezes, ou mais. Utilizar “nós”, não é ruim, mas também não é tão envolvente. Para ilustrar sua tese, Gallo atenta para o fato de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, utiliza o pronome “você” frequentemente em seus pronunciamentos.

Agora, volte ao começo deste texto. Você verá que usamos “você” duas vezes logo no início. Se você está lendo esta última frase é porque a dica de Carmine Gallo funciona. Experimente !

Contribuição de Amanda Camasmie – Blog Empreendedores da Caixa

Revista BusinessWeek – Small Business, texto completo de Carmine Gallo .http://www.businessweek.com/smallbiz/content/aug2009/sb2009084_765985.htm
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