Networking – dicas para se dar bem
Muita gente tem falado de networking… está na moda!
Cada vez mais vemos, principalmente em rede sociais, eventos serem marcados para que as pessoas se conheçam pessoalmente, façam contato, mas o que normalmente acontece é uma troca desenfreada de cartões na primeira hora, e depois se concentram mesmo em se comunicar com aqueles que já conhecem.
A maior dificuldade nesses eventos “depois do expediente” é que a maioria das pessoas está lá para vender o seu produto, seu serviço, sua empresa ou a si mesmo, mas pouquíssimos estão interessados em ouvir qualquer oferta.
Na realidade somos levados a praticar o Networking só quando precisamos seja de informação, contato, emprego, indicação, quando, na verdade, o conceito é justamente o inverso, ou seja, precisamos sim ter algo de valor a oferecer.
Eis que surge a questão: será que sabemos fazer um bom contato?
Literalmente traduzida a palavra Networking significa:
Net = rede
Working = trabalho
Portanto, construir e manter uma rede de relacionamento requer dedicação, tempo, enfim trabalho…
Um contato, para ser bom, deve se tornar um relacionamento, e isso só acontece se o foco estiver no outro, e não em você ou na sua necessidade.
Seguem algumas dicas para converter um contato em um relacionamento:
a) Descubra pelo menos uma necessidade do seu contato
Sim, você foi ao evento de networking, trocou cartão com pessoas interessantes. Antes de pegar no telefone para entrar em contato com algumas delas, respire fundo e pesquise: quem é o dono do cartão de visita, onde trabalha, em que fase profissional se encontra, como está a empresa no mercado, etc.
b) Veja se você se identifica com este profissional, o que vocês teriam em comum, e o quê poderia gerar um vínculo entre vocês.
c) Descubra se e como você pode ajudá-lo, suprindo alguma de suas necessidades,
O conceito de Networking não é pedir , mas sim oferecer! Assim, para que você seja lembrado, solicitado por quem lhe interessa, é fundamental que tenha a oferecer, e não necessariamente seu produto ou serviços logo em um primeiro momento! Você, seu conhecimento, seu relacionamento, idéias têm tem tanta importância quanto o seu produto ou serviço. Esteja aberto!
d) Comunique-se regularmente.
Não seja imediatista! Todo e qualquer contato requer tempo, manutenção… Não se trata de só “ficar”, mas sim de “namorar”…
e) Tente observar e aprender mais sobre este contato
Nunca ache que você já pesquisou tudo a respeito, que já sabe tudo sobre o seu interlocutor, o suficiente para manter o seu relacionamento com ele! O mundo muda muito rápido. Esteja sempre alerta!
f) Cumpra promessas, compromissos
Tudo o que você prometer tem que ser definitvamente cumprido! Portanto, cumpra tudo que foi prometido em, no máximo, 48 horas!
Monte um histórico de todos os assuntos tratados com o seu interlocutor, isso vai ajudá-lo a manter o vínculo.
g) Respeite os limites
Não seja invasivo, respeite espaço, tempo, privacidade!
Não banque o vendedor de enciclopédia… (alguém se lembra dos vendedores de BARSA?)…
Saber esperar, ser paciente, respeitoso são qualidades inestimáveis!
BOA SORTE e MUITO TRABALHO COM A SUA REDE!
Por: Maristela Ishikawa – Consultora Associada da L&Barreiros Controladoria
email: mari@lbarreiros.com.br
Formada em Administração c/MBA em Marketing ESPM (SP), Pós-Graduação em Desenvolvimento Gerencial ADIFEA/USP (SP), Pós-Graduação em Administração Contábil-Financeira FAAP(SP) com mais de 20 anos de experiência na Área Financeira / Controladoria com foco em Controladoria em médias e grandes empresas como Eli Lilly, Allergan, Microsoft, Eaton, Abbott e Assurant.