Cinco dicas para controlar melhor o seu fluxo de caixa

Um dos maiores desafios de micro e pequenas empresas é manter o controle sobre as finanças, mantendo um fluxo de caixa positivo e o capital de giro necessários para garantir a gestão do negócio e os pagamentos de salários e benefícios. O fluxo de caixa depende da administração inteligente das contas a pagar e a receber, para garantir que o caixa não fique no vermelho por haver mais pagamentos que recebimentos em um determinado período.

Adotar uma política de crédito é uma maneira de controlar melhor o fluxo e caixa. Veja a seguir como fazer isso com as dicas do blog para pequenas empresas, da revista de negócios norte-americana Business Week.

Fluxo positivo

Uma política de crédito serve para proteger o seu negócio de eventuais riscos. Se você tem clientes que não pagam a tempo, isso pode estar acabando com a saúde do seu fluxo de caixa e, consequentemente, com a sua habilidade para pagar as contas. Estes cinco passos vão facilitar o controle mais eficiente do seu fluxo de caixa:

1- Ligue para todos os clientes devedores e peça o pagamento integral
Comece sempre as ligações de cobrança pedindo o pagamento integral da dívida. Diante da dificuldade dessa proposta ser aceita pelo cliente, comece a negociar as melhores condições para a sua empresa a partir daí. Antes de telefonar, esteja preparado para oferecer planos de pagamento e peça 50% do total da dívida na próxima proposta.

2- Pare de vender para clientes endividados
Se um cliente estiver com algum pagamento atrasado e faz um novo pedido, deixe o pedido e a conta do cliente em suspenso até que a dívida seja negociada e novos termos sejam estabalecidos para o pagamento do novo pedido.

3- Cheque o crédito de todo cliente
A economia mudou no mundo todo. Por isso, a situação de crédito de seus clientes também. Consumidores que tinham ótimo histórico financeiro nas últimas visitas à sua empresa podem agora estar em uma situação bem diferente. Reavalie o planos e termos de pagamento para cada cliente a fim de minimizar o seu risco.

4- Reavalie seus termos de pagamento
Receba os pagamentos mais rápido mudando as formas de pagamento, oferecendo incentivos ou descontos para clientes que pagarem à vista ou mais cedo. Um pequeno desconto para pagamentos feitos em até 10 dias é uma opção.

5- Livre-se de alguns clientes
Pelo menos uma vez por ano, você precisa identificar os seus clientes problemáticos. Qualquer cliente que custe tempo e dinheiro para a sua empresa por causa de atrasos no pagamento não é um bom cliente. Livre-se deles. Você quer cultivar clientes que comprem regularmente e paguem em dia. A perda de tempo com cobranças e negociações pode sair caro para o seu negócio.

Fonte: Revista Business Week
http://www.businessweek.com/smallbiz/tips/archives/2011/06/take_control_of_cash_flow.html