As micro e pequenas empresas (MPEs) respondem por 98% das empresas, 67% das ocupações e 20% do PIB.

A seguir resumimos os dados de duas pesquisas sobre o mercado de Micros, Pequenas e Medias Empresas – MPEs e PMEs

– Pesquisa SEBRAE – SP
– Pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor

As micro e pequenas empresas (MPEs) respondem por 98% das empresas, 67% das ocupações e 20% do PIB.

Em 2015, o Brasil poderá chegar a 1 empresa para cada 24 habitantes, atingindo quase 9 milhões de empresas para 210 milhões de pessoas. Com isso, poderá aproximar-se dos índices de empresas por habitantes de países europeus. Este é um dos dados apontados pelos “Cenários” do Observatório das MPE do Sebrae-SP.

A pesquisa mostra que 27% das empresas paulistas fecham em seu 1º ano de atividade. Essa taxa de mortalidade empresarial é elevada, porém é a menor taxa de fechamento de empresas em 10 anos de monitoramento por parte do SEBRAE-SP.
O estudo também identifica as principais causas que levam ao fechamento das empresas:

1- comportamento empreendedor pouco desenvolvido;

2- falta de planejamento prévio;

3- gestão deficiente do negócio;

4- insuficiência de políticas de apoio;

5- flutuações na conjuntura econômica;

6- problemas pessoais dos proprietários.

As necessidades dos empreendedores paulistas:

Entre as principais demandas dos empreendedores pau­listas, identificadas em pesquisa, está a de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre finanças (por exemplo: planejamento e controle de custos, análise da lucratividade e margem de lucro, em­préstimos e financiamentos e controle do fluxo de caixa).

Também são bastante demandadas as atividades rela­cionadas a vendas e marketing, o que envolve, por exem­plo, descobrir como conquistar, manter ou recuperar clien­tes, como melhorar a imagem do negócio junto a seus clientes, como se tornar mais competitivo, como cobrar clientes e acompanhar o mercado e a concorrência.

Cerca de metade dos empreendedores deseja aperfeiçoar-se nesses itens e tem disponibilidade para capacitar-se nesses pontos. Contudo, a disponibilidade média de tempo para este tipo de capacitação concentra-se nas faixas de 2 ou 4 horas por semana, com preferência pelo período de segunda à sexta-feira, durante a tarde e, principalmente, à noite.

Itens de gestão empresarial em que mais precisam de ajuda externa – Os seis mais citados (% de empreendedores formais e informais)

ITENS DE GESTÃO………………… Informal ……….. Formal
Planejar custos ……………………….31%……………. 30%
Conquistar e manter clientes …………29%……………. 26%
Melhorar a imagem do negócio……….. 20%…………… 21%
Analisar lucratividade/margem ……….12%……. ……..17%
Conseguir empréstimo ………………..15% ……………17%
Controlar fluxo de caixa……………….15%…………….14%

Empreendedor, sua empresa cresceu, você gostaria de ter controles mais eficazes que demonstrem a sua rentabilidade real, o ponto de equilíbrio ( break-even ) de seu negocio, os custos reais de sua operação e indicadores de desempenho para apoiá-lo na tomada de decisão … mas ainda não pode contratar um Controller ou Gerente Financeiro, contate a L&Barreiros Controladoria, somos uma assessoria empresarial focada em Pequenas e Medias Empresas ( PME´s).
Desenhamos projetos customizados que aproveitam sua estrutura e equipe atual, através de capacitação e implementação de técnicas de gestão e governança corporativa vivenciadas nas grandes companhias e multinacionais para melhor a performance do seu negocio.

Contate a L&Barreiros Controladoria / https://lbarreiros.com.br/