A inteligência chegou

Na Edição especial da Exame Melhores & Maiores – Edição 995 de 2011 no encarte de capa, tem um publicidade da IBM simplesmente brilhante.
Como um ex-IBM me enchi de orgulho e gostaria de compartilhar com vocês este belo texto:

A computação evoluiu, e, com ela a engenharia, a medicina, a sociedade. Até que a computação precisou evoluir de novo.

A inteligência chegou à computação.

Hoje, tudo é computação. A inteligência foi inserida e coisas que ninguém iria reconhecer como um computador: eletrodomésticos, carros, rodovias, roupas e ate mesmo rios e plantações. Isso é a realidade de um Planeta mais inteligente.

Mas realizar o que tudo isso promete vai exigir mais do que espalhar capacidade computacional pelo mundo. Teremos também que tornar a computação em si mais inteligente.

Níveis extraordinários de inteligência computacional estão sendo alcançados. Um grande exemplo é o Watson, o supercomputador desenvolvido pela IBM que derrotou os dois maiores campões de todos os tempos do Jeopardy ! quis da TV americana. Porem, a maioria das empresas ainda não esta pronta para grandes cargas de zettabytes , conectividade global e analítica avançada.

Felizmente, um novo modelo de computação mais inteligente está surgindo. Um modelo programado para dados. Aperfeiçoado para tarefas. E gerenciamento na nuvem.

Programado para dados: empresas estão lidando com fluxos enormes de informações. Para que elas consigam extrair o que é realmente significativo entre todos os zettabytes das redes, estamos implementando novos sistemas e processos que identificam, analisam e interpretam os grandes volumes de dados.

Aperfeiçoado para tarefas: processamento de dados é diferente de business analytics, que por sua é diferente da necessidade de integrar conteúdos, pessoas e fluxos de trabalho nos processos de uma empresa.

Gerenciamento na nuvem: a necessidade de gerenciar essas grandes cargas de trabalho voltadas para doados está levando à adoção da computação em nuvem, dando às empresas a agilidade de que precisam para se mover com rapidez em ambientes altamente competitivos.

Quando modelos importantes de computação mudam, eles geram enormes ganhos em termos de produtividade, inovação e crescimento econômico. E a boa noticia é que a computação mais inteligente está saindo da teoria e entrando na pratica.

Vamos construir um Planeta mais Inteligente.

IBM