Burocracia X Empreendedorismo: como vencer essa luta?
A burocracia excessiva na gestão de negócios chega a trazer perdas de até R$ 1 milhão de Reais no faturamento das empresas brasileiras, segundo uma estimativa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em parceria com a Amcham (Câmara Americana de Comércio). Mesmo com as ações do governo para diminuir a papelada, – com o aperfeiçoamento da legislação e tributação o número de empresas do Simples Nacional cresceu 236% em 2014 – ainda existe uma grande dificuldade para administrar uma empresa e a burocracia é um dos maiores desafios para empresários e gestores financeiros.
Quem enfrenta papéis e formulários com expertise é o setor conhecido como controladoria, que tem como meta otimizar processos e evitar prejuízo na hora de contabilizar tributos fiscais, despesas fixas e variáveis, e emissões de nota. Outro objetivo é tornar os processos mais ágeis. Muitos empresários e diretores financeiros acabam perdendo tempo com a burocracia – quem mais sofre são os pequenos e médios, que tem equipe reduzida e precisam dar conta de mais de um setor da empresa.
Nestes casos, geralmente uma consultoria especializada atua junto com o financeiro. Uma escolha sábia para quem não quer tomar um susto na hora de declarar faturamento, lucros e impostos. A controladoria faz um pente fino em busca de possíveis erros e consegue identificar os verdadeiros resultados da empresa, além de apontar soluções financeiras adequadas. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae revelou que a maioria das micro e pequenas empresas não possui controle sobre todos os itens de custos e despesas, e cerca de 69% chamam controladores ou contadores terceirizados para ajustar as finanças.
Com as contas em dia, o empresário pode focar no que lhe é mais importante – análises de mercado, inovações, técnicas de gestão etc. – enquanto o controlador, ou controller como é conhecido, cuida da gestão financeira. Esta posição, que já foi muito rotulada como um solucionador de crises, idealmente busca prevenir, otimizar e principalmente alavancar lucros.
Quer saber mais? Acesse nosso e-book com 20 dicas de controladoria para empresas.